
Pitaco
O que é torcer? Torcer é vibrar, gritar, apoiar, berrar... Mas e quando o outro lado não empolga e não convence, arrancando dos torcedores atitudes ruins e totalmente opostas ao que classificamos e definimos o ato de torcer? Como extravasar a indignação e o sentimento de estar sendo ludibriado por um time que não mostra vontade em campo? Foi com base no que vem acontecendo que surgiu o "apoio incondicional".
Na minha visão, quando se pede apoio incondicional, está condicionado, com o perdão da redundância, à ausência de críticas. E quando se impõe tal condição, não classifico de outra forma senão como uma espécie de cerceamento da liberdade de opinião. Aceitar calado a realidade, se comprometendo somente a torcer e sem direito a crítica é uma covardia sem tamanho. Entendo não ser essa a intenção de quem sugeriu tal ação, mas terceiros que compõem uma minoria de nossa torcida estão distorcendo o real objetivo e transformando este movimento numa forma de calar as críticas que uma parte da torcida dirige ao time.
Para tudo existe o equilíbrio. Sou frontalmente CONTRA o apupo e a vaia durante o jogo, isso atrapalha demais, é verdade. O que fizeram com o Vanderlei no jogo contra o A. Mineiro foi uma afronta. Ganhamos o jogo e tudo ficou para trás, então porque vaiar DURANTE o jogo? Torcedor que vai a campo tem que apoiar os noventa minutos. Tem que empurrar o time, incentivar. Mas tem o direito de criticar caso o resultado não o agrade DEPOIS do jogo.
Mas é no mínimo interessante ver como as coisas são... O torcedor está cansado de ver um time que se arrasta em campo desde o início do ano, que não demonstra um mínimo de vontade, que perde pontos em jogos absolutamente fáceis. Será que a culpa é do torcedor? É verdade que o público normalmente decepciona, mas o que vão torcem feito loucos e fazem a sua parte. Mais apoio do que isso impossível. A verdade é que o time não vem correspondendo desde o início do ano, jogando em câmera lenta e sem vontade e sem garra, longe do padrão Alma Guerreira que a torcida do Coritiba está acostumada a ver.
Amanhã estarei torcendo. Torcendo para um resultado positivo, mas acima de tudo, para uma mudança de postura e de iniciativa. Que os jogadores saibam valorizar o que a torcida do Coritiba se propôts a fazer para ajudá-los. Eu tenho certeza de que temos um plantel de qualidade, que se tiver um comando coerente e enérgico, tem tudo para ir longe. Só precisa de mais vontade e determinação O que me importa é o CORITIBA FOOT BALL CLUB!
Respeito muito os que pensam diferente de mim. Entendo que o antagonismo é natural e salutar, ainda mais quando temos a tendência de ser passionais nesse assunto. No tópico que move a iniciativa, eu venho pedindo desde o início do blog que as opiniões sejam respeitadas. Se há a necessidade de discordar, basta fazê-lo com educação, sem agressões gratuitas. Será que não é assim que se começa uma mudança? Mudando a filosofia como se encara uma crítica? É para se pensar...
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)