
Pitaco
Não vi o jogo de ontem... Então não poderia opinar ou dizer alguma coisa em relação ao que realmente aconteceu, isso em termos pontuais como o lance do gol por exemplo, onde alguns disseram que houve falta, ou qualquer outro lance polêmico que possa ter acontecido. Mas o que eu posso dizer a respeito do confronto em si é o seguinte: não vejo dificuldade em reverter o resultado aqui. É um resultado perfeitamente aceitável, em que pese o fato do Coritiba ter essa postura de sair no contra-ataque quando joga fora de casa. Em casa é diferente. Nesse formato de torneio é uma filosofia bastante pertinente, lembrando que o jogo de volta é diante da nossa torcida. Também não entendo o porquê de uma parte da torcida achar que o time tem que ganhar sempre. Respeito essa postura, só acho um pouco exagerada, já que dá sempre para recuperar na volta. Só lembrando que o jogo foi contra o Grêmio, no Olimpico (onde o Grêmio raramente perde), debaixo de chuva e num campo alagado. Exigir um resultado de vitória eu acho normal, só não entendo como exigir tanto dadas as dificuldades da partida. Infelizmente fora de casa vai ser sempre assim, é a postura do treinador. Num torneio de jogos de ida e volta funciona. Mas num campeonato nacional, de tiro longo, é dar tiro no pé, com o perdão do trocadilho, já que sem somar pontos fora não se vislumbra nada. Nesse caso eu concordo com as cobranças.
O fato de continuar acreditando no Coritiba não me faz mudar de idéia quanto à proposta das mudanças que fiz em outro texto publicado aqui no espaço. Acho que se mantivermos as coisas assim, vamos penar sempre que uma maré ruim se instalar no clube. Eu continuo acreditando no planejamento da diretoria, continuo achando que o time tem capacidade de apresentar mais do que vem apresentando. A questão dos ajustes se dá na medida em que a necessidade bate a porta do clube no que diz respeito ao equilíbrio da equipe.
O que não me faz um urubu, muito pelo contrário. A questão agora é descobrir o que poderia ser mudado para que tudo seja mais eficaz. Sem caça às bruxas, sem ser arauto do apocalipse. Apenas ajustar as coisas. E eu acredito que a diretoria está trabalhando no sentido de buscar o melhor. Pelo menos alguma coisa melhorou nisso tudo, em três jogos somamos sete pontos.
Ximenes fica. Por um lado eu fico contente com a decisão, dada a forma como ele me apresentou uma parte do planejamento e do trabalho feitos no departamento de futebol do Coritiba Foot Ball Club. Quando lá trabalhei, dez anos atrás, não se tinha nem noção daquilo que é feito no clube. Sem a menor dúvida evoluímos. De repente algo muda e tudo pode melhorar ainda mais. Quem sabe?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)