
Pitaco
Ontem eu estava conformado até com um empate. Pelo que eu vi no jogo contra o Cruzeiro, não tinha muita esperança de ver uma vitória pois sem Alex, o Coritiba parecia meio perdido, apesar das chances que criou. Acompanhando o noticiário em geral, eu descobri que o Coritiba poderia entrar num 3-5-2. "Mas como é possível mudar o esquema de uma forma tão radical? Pode ser um tiro no pé". Não se tratava apenas de estar meio cético, mas sim de analisar probabilidades mesmo (como se o futebol fosse previsível).
Então, na terça-feira, liguei meu celular na Rádio Grenal para acompanhar o noticiário deles. Acompanhando o programa diário "Bastidores da Bola", comandado por Pato Moure e Ciro Götz, percebi que os caras estavam com um grande respeito pelo Coritiba. No mesmo dia, acabaram entrevistando Tcheco, que goza de uma idolatria absurdamente grande por parte da torcida do Grêmio.
Liguei o rádio no dia seguinte no mesmo programa, e os caras continuavam enaltecendo o Coritiba. Até que um desavisado mandou SMS para eles dizendo que ia ser fácil e ia ser de 3 a 0. Foi o que bastou... "Esses gaúchos cretinos não vão botar banca..." Respondi dizendo que não ia ser fácil, eles concordaram plenamente...
Todas as dúvidas apagaram, nem o 3-5-2 me preocupava mais... Fizemos o gol cedo e nem isso me preocupou. Mostrou para mim que o Time d'Alma Guerreira está de volta. Marquinhos Santos adiantou a marcação, sufocou o adversário saindo no contra ataque. Tomou pressão, é verdade. Mas ai era tarde. Pois a torcida adversária já tinha marcado o time. E isso é o pior que pode acontecer, vaias durante o jogo.
Ontem ganhamos um jogo sem Alex. Com Alex, sem Alex... Tanto faz... O que deve ser comemorado mesmo, além da vitória fora de casa, é a volta da VONTADE e da RAÇA. E que a VONTADE e a RAÇA venham para ficar, e não passar um tempinho aqui e ir embora.
O exemplo da Rádio Grenal eu citei talvez por sonhar que um dia a gente pode ter um veículo de comunicação como esse aqui em Curitiba. Eles não param de enaltecer seus clubes, transmitindo 24 horas sem parar, lá não há espaço para críticas sem sentido. Os jornalistas são sérios e aliam paixão com razão. Sabe quando eles iriam especular que o Deivid não joga por conta de atrasos de salário? NUNCA! Existe a rivalidade, mas existe também o bom senso. Quem sabe um dia... E se um dia alguém quiser se meter numa empreitada dessas no rádio, eu sou parceiro.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)