
Pitaco
Eu sou torcedor, escrevo para torcedores. Minha experiência com futebol é, além de pegar no gol às segundas-feiras na pelada da Garagem e ter treinado goleiros numa escolinha de futebol para crianças carentes, ter trabalhado no clube, ainda que no departamento financeiro e logístico. Futebol profissional, só de forma totalmente indireta. Mas mesmo sendo um modesto torcedor, um amante do esporte, posso dizer que não sei tudo, mas pelo menos um pouco eu sei do futebol. E a gente não pode tampar o sol com a peneira, todos nós (pelo menos a imensa maioria) sabemos que as coisas estão complicadas. Ou será que ninguém viu que fizemos apenas 19 pontos no primeiro turno? Só lembrando que, caso façamos apenas 19 no returno, a soma dá 38 pontos. E o que acontece com quem soma 38 pontos num campeonato assim? CAI PARA A SEGUNDA DIVISÃO!!!
O planejamento da diretoria é muito bom, o clube cresceu muito administrativamente. E também futebolisticamente. Isso não podemos ignorar. Quando pensamos em chegar a uma final de Copa do Brasil? Ou mesmo DUAS??? Claro, se tivesse ganhado a primeira não precisaria chegar à segunda (nem poderia, dadas as limitações do regulamento). Hoje o Coritiba está em outro patamar, tem um respeito maior do resto do país, o que não tinha nem quando foi campeão brasileiro. Mas o que preocupa é isso tudo cair no lixo comum em caso de queda.
Sem essa de pedir a cabeça do técnico. Isso era para ser feito antes (e foi algo sugerido por mim mesmo num pacote de mudanças numa outra coluna), agora infelizmente não temos tempo para trocar o comando técnico. Se assim o fizermos, o novo treinador não terá tempo de implementar a sua filosofia, os jogadores demoram um pouco para entender o que o novo comandante quer. Isso sem contar com limitações de elenco, onde alguns jogadores não rendem o que se esperava deles, o que é absolutamente natural. Eu nunca canso de lembrar de 2009, quando caímos nas mesmas condições de hoje. E eu só lembro de 2009 porque o time atual não me deixa esquecer dessa fase maldita. Sou pessimista? Não... Mas hoje eu tenho torcido para que o Coritiba consiga se manter na primeira divisão. Até porque eu não vejo absolutamente nada no dia-dia que me deixe mais otimista. Eu NÃO QUERO cair para a segunda divisão de novo. Eu quero permanecer na elite porque é na elite que o Coritiba Foot Ball Club merece estar.
Esse texto é um desabafo, sem o intuito de discordar de quem tem pensamento diferente do meu. Eu não tenho a pretensão de dizer que está tudo errado, que o mundo caiu e nada presta. Até porque não seria verdade. Eu sigo teimando em ter uma pontinha de esperança de que tudo vá mudar, porque nós podemos mudar, somos grandes, temos todas as condições para isso. E a esperança só aumenta quando os resultados dentro de campo aparecem. Que a gente possa almejar coisas maiores. Mas tá dificil...
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)