
Pitaco
Aquela gurizada cheia de ginga, roupas folgadas e gíria diz, quando tudo dá errado, que deu um house despencation (a casa caiu)... Meu amigo Giban usa bastante essa também, calejado pelas broncas no dia-dia da Furtos e Roubos. Será que a expressão cabe ao Coritiba de hoje???
Outro dia desses Ernesto Pedroso pediu para sair, alegando problemas particulares. Depois a diretoria decidiu dispensar o treinador Marcelo Oliveira, por motivos óbvios. E ontem, Felipe Ximenes pediu arrego por conta do estresse. Sem entrar no mérito, sem fazer teoria, não foi realmente uma boa hora para isso.
O clube vive um período turbulento e nós precisamos ter em mente que pouca coisa vai mudar daqui para frente, seja no time, seja na diretoria. Mesmo com mudanças drásticas (com o perdão da redundância, já que eu disse pouca coisa mudaria), o elenco é esse que está ai, o treinador é esse, a diretoria é essa. E eu nem cobro esclarecimentos da diretoria em relação ao que acontece internamente porque acho que isso não vai acrescentar absolutamente nada nesse processo, acho que o momento é de silêncio e, principalmente, de trabalho.
Hoje temos 28 pontos em 26 rodadas... Para se salvar mesmo da segundona, é preciso somar mais 18 pontos, a fim de chegar aos 46 pontos, número que eu tenho certeza de que dificilmente alguém cai. São seis vitórias muito importantes, faltando doze rodadas. Futebol é imprevisível, não tem como afirmar quem cai e quem conquista o título. Mas não precisa ser vidente para ver que o Coritiba precisa melhorar muito. Dentro e fora de campo.
Voltando ao assunto Ximenes, seria injusto colocar sobre ele toda a responsabilidade do momento que passa o Coritiba. Ano passado fizemos uma temporada inesquecível, chegamos a uma final inédita, e perdê-la realmente não estava nos planos de nossa torcida. Se chegamos a uma final de Copa do Brasil, isso é sinal de que evoluímos. Não chegamos lá por acaso. Imagine duas... Perdemos as duas, é verdade, mas não deixa de ser algo significativo (mesmo perdendo). E se Felipe Ximenes é o "culpado" por tudo de ruim que acontece no clube hoje, é então o "culpado" pelo que conquistamos (não falo só sobre títulos, e sim por tudo o que evoluímos) no passado. Futebol é esporte de conjunto, então sem essa de "eu ganhei, nós empatamos, eles perderam". Não estou aqui defendendo A ou B, mas é preciso não levar tudo a ferro e fogo. É preciso dar a César o que é de César. Entre vantagens e desvantagens da "era Ximenes", fica evidente que tivemos uma melhora significativa em vários setores do clube. Se era a hora do Felipe Ximenes ir embora, se ele hoje não estava desempenhando a sua função como deveria, se os resultados não são os mesmos, se as contratações de hoje são ruins comparadas as de ontem, ai são outros quinhentos.
Para finalizar: vai melhorar??? Analisando fria e racionalmente, eu acho que não, embora no meu coração eu continue acreditando no renascimento do clube dentro da competição. É como usar uma máxima justa e perfeita "Ordo ab Chao" (Ordem a partir do Caos), já vimos vários exemplos disso. Como melhorar??? Bom, isso quem deve saber mais profundamente é a diretoria. Mas eu penso que, dependendo de como o processo tenha sido executado, é perfeitamente possível que os envolvidos consigam driblar as adversidades que se apresentam. Mas só se consegue sair dessa com tranquilidade, serenidade e calma. E é nos momentos de crise que a gente cresce e renasce. E que Deus nos ajude, porque toda a NAÇÃO COXA BRANCA anda tendo mais medo que o normal.
Contato: pitaco@coxanautas.com.br
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)