
Pitaco
Eu não costumo analisar o trabalho de uma temporada por um jogo. Acho covarde e sem nenhum fundamento. E numa visão geral, essa fase nova com o Marquinhos Santos no comando está tendo um aproveitamento satisfatório. Mas não dá para deixar passar em branco o que foi visto no sábado diante do Corinthians. Um time acomodado, sem ambição, totalmente apático. Em que pese o fato de que nos salvamos do rebaixamento, em que pese o fato de que o resultado normal e até aceitável seria uma derrota, em que pese o fato de que a arbitragem foi tendenciosa em alguns momentos, NADA JUSTIFICA tomar de cinco de um time comum como o adversário. Se a partida de sábado reflete o fato do comodismo, ainda que aceitável, não pode se transformar em justificativas absurdas só porque não ambicionamos nada. A torcida do Coritiba merece respeito. E tomar de cinco, mesmo não valendo nada, é totalmente desrespeitoso.
Não adianta vir aqui e dizer que o Corinthians está se preparando para o Mundial, que tem objetivos maiores. O Corinthians não tem um time fora-de-série, é um time comum. E o pior é que a gente não pode dizer que perdemos para um jogador só, como perdemos para Lucas e Neymar. Poderíamos ter perdido sim, mas com um pouco mais de hombridade. E se perdêssemos de 1, 2 a 0, eu estaria tranquilo, seria um resultado esperado até. E por favor, dizer que quem atrapalhou tudo foi o árbitro é demais para mim, foi apenas um fator a mais nesse desastre. Se tivéssemos perdido somente pelo pênalti, eu até concordaria. Mas tomamos cinco. Acho que a hora não é de procurar justificativas ou culpados, e sim transformar em pedagógica essa derrota acachapante, tirando lições de como não esmorecer em momento nenhum. E só perdemos porque relaxamos.
Mas nada tira o brilho do trabalho do Marquinhos e da diretoria. Conseguiram consertar algo que eu imaginava perdido. Claro que está longe do que toda a nação alviverde espera. Mas já pode se considerar um começo. E 2013 está ai, espero que o pessoal lá consigo qualificar mais esse elenco para que não passemos mais uma vergonha como essa. Eu acredito!
Eu me lembro que, num outro espaço onde eu escrevia sobre o Coritiba, quando alguém falava de marketing esportivo, tinha um companheiro de blog que dizia que "o melhor marketing é título". O que parece óbvio, porque só se eleva o nome do clube em caso de conquistas. O Coritiba Foot Ball Club ganhou um prêmio por conta das ações mercadológicas em cima do case "O MAIS VITORIOSO DO MUNDO", oferecido pela Football Business Awards. Foi uma conquista legal, que mostra a competência de quem toca o departamento de marketing. Mas que não pode satisfazer por completo o torcedor, que espera ansiosamente por um novo título nacional, para que esse momento também possa ser usado em ações no futuro. O clube aproveita a maré para valorizar aquilo que conquistou até aqui e se prepara para o vem no futuro. Essa é uma conquista de todos que fazem parte do clube, não somente funcionários, mas também sua imensa torcida. E que venham mais prêmios e mais conquistas.
Contato: pitaco@coxanautas.com.br
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)