
Pitaco
Quando falamos sobre treinador e sobre suas escolhas, é bom lembrar que o próprio profissional já sabe que a torcida sempre vai dar seu recado e sua opinião sobre o time. Tá "embutido no preço"... E é sobre as escolhas do Marquinhos que falamos hoje.
Nós ficamos o ano passado inteiro sofrendo com a falta de padrão tático de ataque do Coritiba. Tínhamos um esquema tático praticamente "imexível" (lembram dessa??), numa linha de quatro zagueiros, dois volantes, três jogadores para municiar o ataque e um jogador fixo na área. Deu certo na maioria dos jogos. O que estragava mesmo era a mania de trocar os homens de armação por volantes, uma das paixões do antigo treinador.
O que acontece hoje é que o atual treinador demora para definir como quer jogar. Já tivemos vários esquemas de jogo, várias formações diferentes. E o que me preocupa um pouco é que já estamos em março e ainda não temos uma definição sobre o esquema. Quem tem todos os dados e as informações para isso é o Marquinhos Santos, além de todos da comissão técnica, mas dá a impressão de que não é suficiente ou o treinador ainda tem dúvidas. Na minha opinião, acho que já passamos bastante tempo testando jogadores e esquemas, a hora é de consolidar um time titular, mesmo sabendo que tem atletas que ainda estão para voltar do DM, e um esquema que mais funcionou. E me parece que o 3-5-2 foi mais efetivo pois tivemos melhores resultados e, melhor de tudo, grandes apresentações. Pelo menos é o que parece.
Ontem foi mais um daqueles jogos onde o Coritiba entrou de sangue doce, tocando a bola e esperando o melhor momento para se fazer o gol e sair com a vitória. Foi assim contra o Operário e contra o Paranavaí. E acabamos, nesses jogos anteriores, amargando empates com sabor de derrota. Ter essa atitude no inicio do campeonato até entendo, mas agora a tendência é de que os adversários cresçam e evoluam. Na partida de ontem foi visível a evolução do Cianorte, que estava lutando lá embaixo da tabela e já reagiu, e que chegou a jogar de igual para igual ontem. Não chega aos pés do Coritiba, mas é absolutamente evidente que as dificuldades aumentam. É preciso cuidado para não deixar acontecer o que aconteceu nas duas primeiras do returno, e definir de uma vez as partidas impondo nosso jogo e nossa superioridade.
Curta nossa fanpage no Facebook ou entre em contato pelo email pitaco@coxanautas.com.br
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)