Pitaco
Perder para o Itagüi foi um desastre, é verdade. Mas serviu para promover uma limpa geral no Departamento de Futebol, com direito a ultimato do presidente, dizendo que não tolerará corpo mole. Isso tudo é reflexo da inoperância e da soberba que a gente via lá há muito tempo. Independente das contratações equivocadas, das decisões mal tomadas.
Felipe Ximenes era mal quisto pela imensa maioria dos funcionários do clube e fazia questão de impôr sua autoridade. Uns poucos gostavam do seu estilo, talvez por se identificarem com ele e suas atitudes. Promovia reuniões com alguns para consolidar sua posição diante de "formadores de opinião", um verdadeiro tiro no pé. E ele saiu... Saiu para, se Deus quiser, nunca mais voltar.
Com ele sai Marquinhos Santos, um bom rapaz, competente, porém inexperiente para comandar um clube da grandeza do Coritiba. O time não rendeu esse ano, e eu fui até insistente pedindo mais vontade e raça para os jogadores. O treinador foi incapaz de se impôr diante de seus comandados, num grupo cheio de cobras criadas. A displicência com que o time jogou o Estadual ainda está marcada na minha mente. Um time sem vontade, tocando de lado, com a arrogância de um Barcelona. Parecia que ganhariam o jogo na hora que quisessem. Isso tudo vai minando a confiança do torcedor. Torcedor que não tem sangue de barata. E para coroar sua passagem por aqui, o treinador foi covarde ao colocar a culpa em uma parte da torcida, aquela que fica atrás do banco de reservas. Se não quer pressão, melhor treinar times pequenos no interior.
E o que podemos esperar daqui para frente? Esperar que o treinador que chega se encaixe nos anseios do torcedor, que escale os MELHORES, porque no elenco temos bons jogadores. Que faça o Coritiba voltar a ser grande e temido, principalmente dentro de casa. Que todos tenham essa consciência coletiva de querer vencer a todo custo. Porque sem isso, não vamos a lugar nenhum.
A partir de hoje, temos quinze rodadas no Brasileirão para mostrar algo. Podemos sim conquistar o objetivo inicial, a vaga para a Libertadores. Podemos também classificar para a próxima fase da Sulamericana, porque não? Desde que TODOS se comprometam a se dedicar com VONTADE, RAÇA e DETERMINAÇÃO. É demais pedir isso? Eu acho que não. É pedir demais que o time d'Alma Guerreira volte para encantar seu torcedor? Também acho que não. Mas também acho que se nada mudar tirando A ou B, fica difícil acreditar em uma reviravolta. Eu continuo acreditando no Coritiba, mas estou atento a tudo o que ali acontece.
Alguns ai criticavam o fato de ter sempre alguém para dizer "EU AVISEI". Pois bem, o tempo mostrou quem estava com a razão. Milhares de torcedores do Coritiba Foot Ball Club avisaram, onde eu humildemente me incluo. A imensa maioria sempre avisou, sempre se posicionou. Os que criticavam essa postura não precisam ficar envergonhados. Isso acontece no futebol, até porque futebol não é uma ciência exata. O que não pode é querer ser arrogante e prepotente querendo formular conceitos ao invés de dar a sua opinião. Essas são características de um ou dois que se acham os donos da verdade. E por se achar o dono da verdade, o superintendente caiu. E seus seguidores fiéis vão ter que mudar de posicionamento.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)