Por trás da Notícia
Um pequeno debate que se iniciou na matéria dos relacionados para o jogo contra o Santo André, em especial o comentário do torcedor Ri Coxa, que transcrevo abaixo, fez com que eu viesse escrever este post, que tem a intenção de explicar algumas situações relacionadas à cobertura do clube pelo site COXAnautas.
Ri Coxa (comentário)
Seria bom se tivéssemos informações sobre o desempenho de jogadores nos treinamentos. Estas informações viriam de pessoas aqui do Coxanautas que porventura têm acesso ao Clube.
Se tivéssemos mais este tipo de informação, teríamos uma resposta para, por exemplo, a convocação do Rodrigo Pontes e a não convocação do Willian para o próximo jogo.
Saudações Alviverdes, Richardson.
Inicialmente, é importante destacar que o Coritiba - como a maioria dos clubes - adota a metodologia de "janelas" para a imprensa, permitindo que os repórteres tenham acesso aos treinamentos apenas em dias específicos. Na atual sequência de jogos, aliás, o time mal tem tempo para treinar, já que passa mais tempo em aeroportos e concentrações do que em campo, então são poucos os dias em que o grupo principal treina. Nesta semana foram apenas duas vezes, como mostra a programação do clube, que pode ser vista clicando aqui.
Muitas vezes são trabalhos recreativos - como o de hoje -, realizados porque a comissão técnica quer poupar um pouco os jogadores pelo desgaste. Tudo feito com o controle e levantamento científico do Dr. Raul Osiecki, fisiologista, e do chefe da preparação física, Professor Glydiston Ananias, duas pessoas que tenho em alta conta dentro do clube.
Dessa forma, pouco se observa dos treinos especificamente. Geralmente só a formação e os detalhes dos jogadores vetados etc. Avaliar quem foi bem ou quem foi mal já é difícil num jogo. Em um treino, então, que é parado a todo instante para orientações, fica ainda mais complicado. Até porque os repórteres não ficam o tempo todo vendo o treino, mas colhendo outras informações também com a assessoria de imprensa do clube.
Quanto ao acesso, apenas uma pessoa do site costuma comparecer aos treinos e coletivas, que atualmente sou eu. Não é essa "festa da uva" que muita gente pensa, que é só chegar e ir entrando. Eventualmente o Ricardo Zanoncini, que é cinegrafista, colabora indo até o CT ou o Couto para colher imagens em vídeo, mas a falta de apoio tem prejudicado os projetos que temos para ampliar a cobertura. Muita coisa poderia ser feita e melhorada, e temos essa vontade, mas somos todos voluntários e, portanto, temos nossas limitações.
Já no que se refere pontualmente ao questionamento do Richarson - quanto ao Rodrigo Pontes ter sido relacionado em detrimento do Willian -, acho que é bem simples: o Pontes é mais experiente e tem uma certa ascensão sobre o grupo. O Willian é raçudo, mas não tem um bom passe, além de ser jovem e pouco experiente. Não é nenhum craque que demande tanto clamor pela presença dele, na minha opinião. Trata-se de opção do técnico que, diga-se, acabou de chegar. Creio que seria o caso de o pessoal dar uma aliviada nas cornetas e deixar o cara ter ao menos um tempo para trabalhar.
A democracia é uma das maiores conquistas da humanidade. Mas o abuso dessa liberalidade se torna banalização da opinião. Em função disso nós do site procuramos tanto levar a melhor informação, em tempo real, para a torcida Coxa-Branca. Justamente para evitar más interpretações, brados injustificados e efetivamente dizer para os torcedores aquilo que eles querem saber. É a nossa missão. Torcedor bem informado é torcedor consciente e atuante.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)