Por trás da Notícia
Em maio o Coritiba publicou em seu site oficial a chegada de um jovem paraguaio para ser avaliado pelo departamento de futebol, o meia-direita Germán Segovia Riquelme (foto). Neste domingo, 27, o site oficial publicou a dispensa do jogador, alegando simplesmente ter se tratado de "decisão da comissão técnica". Nos bastidores, contudo, especula-se que as dificuldades para regularizar a situação do atleta e o fato de ele jamais ter se destacado nos treinos foram os principais motivos.
Vi alguns comentários na matéria que anunciou a dispensa do jogador, criticando o fato de o clube ter anunciado o atleta quando ele estaria apenas sob avaliação.
Concordo apenas em parte, discordando veementemente em um aspecto.
É absolutamente impossível que o clube "esconda" ou "deixe de anunciar" qualquer jogador que esteja em testes, pelo simples fato de que a imprensa comparece uma ou duas vezes por semana aos treinos do clube. Se qualquer jogador diferente é notado, as informações vão ser as mais diversas possíveis, falando que o Coxa "tem reforço não anunciado" e por aí afora.
Por isso é necessário que o clube divulgue que o jogador está lá e o que está fazendo (no caso, testes). Foi o que fizeram com o Segovia, bem como com o angolano Geraldo, que parece ter agradado mais e segue no clube, aguardando completar a maioridade para assinar contrato profissional.
Por outro lado - e aí está a parte em que concordo - a matéria de apresentação do atleta no próprio site do clube tornou inevitável a expectativa exacerbada da torcida. A exaltação aos resultados do jogador nas seleções de base do Paraguai - aliada às buscas dos torcedores nos sempre exagerados vídeos pela internet - fizeram com que a torcida ficasse aguardando ansiosamente a regularização e a estreia do atleta, que jamais aconteceram.
Graças a isso, semana após semana os torcedores perguntavam a respeito de Germán, com a reportagem do site sempre correndo atrás das informações e trazendo detalhes sobre sua situação (clique para conferir as matérias a respeito) e como ela "evoluía". A primeira "furada" já veio poucos dias depois do anúncio, com a confirmação de que um dos tais feitos do jogador - no caso a artilharia do Mundial Sub-20 -, que houveram sido divulgados pelo clube, era inverídica.
No fim das contas o jogador sequer teve contrato registrado junto à CBF, tornando-se mais um que sequer entra em campo com a camisa alviverde. Os departamentos de futebol e de comunicação "erraram na mão" na forma como anunciaram o jogador, criando desgaste e desconfiança totalmente desnecessários junto à torcida. Que fique a lição.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)