Por trás da Notícia
Conforme mencionei no post anterior, em entrevista recente, presidente e treinador do Coritiba deram declarações de que estariam satisfeitos com o atual grupo de jogadores e que os recém-contratados precisariam apenas de adaptação e entrosamento para que os resultados aparecessem.
O que se viu ontem diante do Toledo, porém, foram problemas que vão muito, mas muito além da falta de entrosamento e adaptação. E não deveriam deixar ninguém satisfeito.
Um time sem velocidade, sem raça (só lutou quando a torcida cobrou e depois passou a cantar alto, tentando mexer com os brios dos jogadores) sem opções táticas, previsível e, o que é pior, sem qualidade.
Apenas Everton Ribeiro, que precisa mostrar serviço para ganhar a titularidade, corria no Coritiba. Rafinha tentava na individualidade. Tcheco também tentava dar alguma qualidade ao meio-campo. Nenhum deles, porém, teve sucesso em seus intentos.
Arrependi-me de ter acreditado em Caio Vinícius. O menino ou não está sequer minimamente pronto, ou simplesmente não tem qualidade. Willian pela primeira vez me fez questionar sua competência para substituir Leandro Donizete. Parecia contagiado pela inoperância dos demais.
A defesa mostra uma insegurança absurda, com o Toledo tendo chegado pelo menos duas ou três vezes na cara do gol. Numa Vanderlei salvou com muita categoria e noutra o bandeira foi quem aliviou pro Coxa, marcando um impedimento que, de onde eu estava, achei que não existiu.
Tcheco reclamou dos críticos de Pereira, dizendo que ele não é tão lento quanto pensam, pois não perdeu para os rápidos atacantes do Toledo. Esta é uma meia-verdade. Pereira usou da experiência, força, inteligência e categoria para compensar sua falta de velocidade, mas por várias vezes mostrou que se fosse apostar corrida perderia feio. Entretanto continua não comprometendo e vem tirando várias bolas.
Emerson - que errou muito e se desesperava na saída de bola -, Lucas Mendes - escondido do jogo -, e Jackson - perdendo bolas fáceis - não justificaram suas presenças em campo.
O time joga com uma linha estática de quatro defensores que, mesmo assim, consegue tomar bolas nas costas dos laterais. Os volantes não têm a mesma qualidade dos que o time possuía ano passado, quebrando a lógica desse esquema e deixando o time sem alternativas táticas.
Preciso mesmo falar de Lincoln? Veio com status de estrela internacional (que não é há muito tempo), não acertou um passe de dois metros sequer, perdeu um gol feito e mais caía do que jogava. Além de não correr atrás de bola alguma.
Arquivo X
O time do Toledo é organizado e jogou muito bem, sobretudo na parte defensiva, levando algum perigo em alguns contra-ataques com jogadores velozes.
No Coritiba a reposição dos atletas que saíram, como abordei aqui, simplesmente não existiu. Vieram jogadores com características diferentes, sem encaixe no esquema que o técnico insiste em usar, além de alguns serem de qualidade questionável.
Nada disso, porém, explica a palhaçada que se viu no campo do Couto Pereira ontem. Nem mesmo os erros do treinador e a previsibilidade do Coxa justificam passes de dois metros sendo entregues nos pés do adversário e jogadores trotando em vez de correr.
Não vou afirmar, porque não tenho provas nem ouvi as partes envolvidas para saber suas versões, mas fica a impressão de que alguma coisa muito errada tem nesse time. Nesta linha, li muitos torcedores especulando uma série de possíveis causas para a total ineficiência no jogo de ontem, e talvez nos anteriores.
Uns falam que Lincoln e/ou Marcel estariam "rachando o grupo", o que poderia ser demonstrado também pelas declarações ácidas de Tcheco no final do jogo, que não poupou os companheiros das críticas, além de o fato de Marcel não ter comemorado o gol. Em redes sociais chegou a ser divulgado um altíssimo salário que estaria sendo pago a Lincoln.
Já se fala até que o time poderia estar querendo derrubar o técnico, que uma suposta apatia ou falta de ambição deste seria fator de desmotivação no grupo.
Estas hipóteses, é claro, são apenas especulações de torcedores. Coisa de "Arquivo X" mesmo. Mas que o time não vem jogando nada contra times minimamente organizados, isto não vem mesmo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)