Por trás da Notícia
Após um longo período de ausência, retorno a esse espaço no site COXAnautas. Não sou mais o editor do site e em breve haverá a mudança do perfil e possivelmente do cabeçalho do blog, mas isso é o menos relevante, o que importa é que finalmente estou podendo voltar a compartilhar algumas ideias com a grande nação Coxa-Branca.
Li e vi muito sobre os lançamentos das novas camisas da Nike. E não só as do Coritiba, mas também do Bahia, do Internacional e do Santos.
E a conclusão inevitável foi a de que existem dois níveis distintos de atenção e respeito da fornecedora de materiais esportivos em relação aos clubes que passou a patrocinar.
Enquanto Bahia e Coritiba têm camisas que nada mais são do que adaptações de modelos casuais da marca, Internacional e Santos têm modelos exclusivos com detalhes que chamam a atenção, demonstrando uma qualidade que salta aos olhos.
Tanto o Bahia, quanto o Coritiba e o Internacional tiveram kits temáticos para as novas camisas, mas uma breve passagem pelo site oficial da marca, que contém fotos dos detalhes de cada camisa, mostram as claras diferenças entre as camisas de Inter e Santos em relação às de Bahia e Coritiba.
Pra mim a montagem abaixo é emblemática e resume todo o raciocínio que tentei defender:
Enquanto os dois times de fora do eixo RJ-SP-RS-MG têm uma etiqueta simples - presente nos materiais da marca que não apresentam uma identidade específica - os que pertencem ao tal eixo têm os detalhes da marca aplicados no próprio tecido, com inscrições personalizadas como a bandeira gaúcha na do Inter, e "Menino da Vila desde 1912" na do Santos.
Uma rápida olhadela nos links que postei do próprio site da Nike, contudo, vão mostrar que as diferenças vão muito além desse "detalhe" das etiquetas. E entendo que tais diferenças são gritantes (como a inscrição "Sangue Colorado" na camisa dos gaúchos, por exemplo).
Resumindo: a Nike é uma baita marca, vai agregar MUITO pro Coritiba, sem dúvida alguma, mas fica a clara impressão de que faltou o mesmo carinho, cuidado e atenção para Coxa e Bahia em relação ao que Inter e Santos tiveram.
Na sequência trarei um post sobre as camisas do Coritiba apenas, deixando de lado esse comparativo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)