Por trás da Notícia
Acompanhei no site hoje a matéria sobre a liberação do visto de trabalho e publicação da reversão de contrato amador para profissional do jovem Geraldo (foto) no BID (o nome é Hermenegildo da Costa Paulo Bartolomeu).
A informação foi originalmente veiculada pela Gazeta do Povo, destacando ainda que o jogador pode estrear graças a uma regra prevista no Regulamento Geral de Competições. Aquele mesmo que foi violentado pela CBF para permitir que jogadores do Coritiba que tinham pré-contratos com Santos e São Paulo pudessem ir pros times paulistas (para relembrar, clique aqui).
O Coritiba disse que fez uma consulta à CBF para saber se a regra é válida (ou se, de repente, pode ser alterada de acordo com o humor do Ricardo Teixeira, decerto), e se receber o aval, poderá deixar Geraldo à disposição de Ney Franco, podendo estrear ainda neste Brasileiro.
Vi nos comentários muita gente perguntando do jogador. Acompanhei algumas atividades no CT das quais ele participou, enquanto ainda estava podendo cobrir os treinos (no momento, atividades profissionais me impedem). Inclusive estava lá no dia em que o jovem angolano iniciou os trabalhos no clube.
Nas poucas vezes em que pude vê-lo, pareceu ter qualidade, raciocínio rápido e bom domínio de bola, principalmente se considerada a pouca idade (17 anos). Comparado ao paraguaio Segovia, que já foi dispensado, posso afirmar categoricamente que tem muito mais potencial. Esse, inclusive, nunca me pareceu ter qualidade para jogar no Coritiba, pouco mostrando nos treinos que acompanhei.
Enfim, caso seja positiva a resposta da CBF para permitir que Geraldo estreie, talvez seja interessante começar a deixá-lo no banco colocá-lo em alguns jogos, quando a situação assim permitir. Mas desde que o contrato profissional proteja o jogador, com uma multa bem alta e sem cláusulas "esquisitas", até porque o Coxa só tem 30% dos direitos econômicos e, em caso de uma "venda", que seja por um bom valor.
Para ler outras notícias sobre Geraldo, clique nos links abaixo:
Cônsul de Luanda fala sobre angolano Geraldo
Reservas empatam jogo-treino contra o Trieste no CT
Jogo treino no CT termina com goleada sobre o JEC
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)