Por trás da Notícia
Todos conhecem esse dito popular.
"Quem ri por último, ri melhor" é o que se diz quando se vê alguém levar uma vantagem que pode não ser definitiva e, eventualmente, pode vir a ser revertida no futuro.
Quando vejo torcedores do time da segunda divisão celebrando o primeiro lugar no primeiro turno do campeonato estadual como se fosse uma grande conquista, tal frase não me sai da cabeça.
Ora, trata-se de um time rebaixado, que perdeu vários atletas, praticamente não contratou - foram oito contratados no Coritiba e apenas metade disso no rival -, não tem onde mandar seus jogos e vinha de uma crise institucional.
Quando todos tinham o Alviverde como favorito, pois dava a impressão de manter sua base, contratara oito jogadores - alguns bem referendados, outro vistos como "apostas" -, tem um bom estádio, e vinha com a confiança da torcida, eis que o futebol pregou uma de suas "peças" e, mesmo invicto há mais de dois anos, o Coxa perdeu não apenas o turno, mas também a já mencionada confiança de seus torcedores.
Além das perdas no elenco anunciadas antes do início do estadual, ao longo do primeiro turno o Verdão desfez-se de mais alguns atletas, casos de Jeci e Davi - e quase o de Jonas. O time caiu de rendimento e ligar uma coisa (as saídas às más jornadas dos recém-chegados) foi natural.
Já falei em outra ocasião que o Paranaense deste ano tem sido ainda mais lamentável que os anteriores. Houve vezes em que a competição chegou a ter três equipes de Série A, uma ou duas da B, um ou outro na C... Hoje é apenas um da A e um da B. O resto nem na D está.
Vê-se, portanto, que a conquista do returno e, posteriormente, do tricampeonato, impõe-se praticamente como uma obrigação ao Coritiba, o único time de primeira, dono do maior estádio, maior torcida e, principalmente, maior orçamento e maior folha salarial da competição.
Por isso a torcida espera de elenco, comissão técnica, departamento de futebol e diretoria muito mais do que foi mostrado na primeira metade do estadual. Ela tem feito sua parte, agora aguarda que os resultados apareçam, pois não admitirá deixar de rir por último neste Paranaense.
O blog "Por trás da notícia" reestreou e em época de redes sociais não poderia deixar de aderir a elas.
Agora o blog tem seus espaços no twitter e no facebook. Sigam e curtam por lá, o espaço também visa o debate e outros temas devem ir surgindo ao longo das trocas de ideias.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)