Por trás da Notícia
Uma das notícias de ontem foi a assinatura de um contrato entre a Pro Tork e o Coritiba visando viabilizar financeiramente o fechamento da reta da Mauá.
A nota divulgada no site oficial dá mostras de que o projeto trará diversos benefícios, gerando capitalização - com as 5000 cadeiras podendo ser comercializadas - e "novas propriedades comerciais", que não foram detalhadas.
Lendo tudo que se divulgou, e já calejado de tanto ver e ouvir sobre o tal "fechamento da Mauá" desde que me conheço por gente (e antes de mim muita gente já ouvia), eu agora só acredito vendo.
Não estou dizendo que duvido. Apenas não quero mais criar expectativas, já vi tanto projeto e maquete, já vi tanto presidente prometendo essa obra, que agora vou dar uma de São Tomé.
Aspectos a serem observados
1) Data de entrega: se no jantar de "apresentação do elenco" o presidente alviverde disse: “O prazo de execução é de nove meses e vamos trabalhar para inaugurar no aniversário de 104 anos”, agora a previsão já seria março de 2014.
2) Data de início das obras:: o contrato assinado não trata de execução de obra, mas sim de parceria. Para realmente tirar do papel, como chegou a afirmar o presidente, ainda será necessária uma licitação. A data de início, portanto, está indefinida e o site oficial destacou que "a previsão é de que as obras (...) comecem o mais breve possível". Posso estar errado, mas não vejo "mais breve possível" como uma previsão.
3) Couto fechado?: a reforma abrangeria a construção de três aneis; conforme divulgado na Gazeta do Povo, o clube diz não prever o fechamento do estádio durante as obras, "mas isso vai depender da empresa de engenharia que vencer a licitação que será lançada nas próximas semanas, assim como o cronograma da obra".
Concluindo, só mencionei tudo isso para embasar a minha opinião. Talvez desta vez até saia o fechamento do Couto (justo agora, que o presidente disse que o estádio tem menos de 10 anos de vida útil), mas com base no que foi divulgado, tudo continua tão vago e incerto quanto todos os outros projetos que já vi. É aguardar e torcer para que desta vez seja diferente.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)