Por trás da Notícia
Como não poderia deixar de ser, "estreia" foi a palavra mais popular do fim de semana em que o profissional do Coritiba jogou duas partidas em dois dias seguidos.
Não é pra menos. No sábado o craque internacional Alex fez sua primeira partida no retorno ao clube, mostrando parte do seu repertório - e o quanto os adversários deste ano terão de se preocupar - mas várias outras estreias aconteceram, algumas com muito destaque.
No próprio amistoso festivo que apresentou o meia, Igor Leandro, Filipe Ramon, Guaraci e João Victor fizeram suas primeiras partidas no time de cima, todos mostrando qualidades e potencial para crescerem, sobretudo pelo fato de serem jovens valores e de terem estreado já contra um catimbeiro time argentino.
Já pelo Paranaense, no domingo, outros atletas garantiram a vitória fora de casa com gols também de estreantes, os atacantes Julio César e Arthur. O primeiro me pareceu ter predicados que o farão disputar lugar no time principal, já o segundo - apesar do curto contrato - necessita de lapidação (até por ter apenas 20 anos).
Também diante do Cianorte o goleiro Vaná estreou bem e provou que o Coritiba provavelmente não precisará contratar goleiros num futuro próximo. O outro estreante do dia foi Patric, que apesar de alguns erros bobos, fechou bem o lado direito e deu pelo menos um cruzamento certeiro para Júnior Urso.
Urso, aliás, merece um destaque à parte. Na sua função mostrou muita raça e, se continuar assim, pode conquistar a torcida Coxa após um primeiro ano irregular. Com a bola nos pés, porém, penso que ele ainda necessita de aprimoramento técnico.
No lance do pênalti, por exemplo, deu sorte de o juiz cair na dele, pois estava prestes a perder o gol, além de ter desperdiçado boa chance no cruzamento que citei. Finalização, é claro, não é a dele, mas seus (também) comuns erros de passe não combinarão com o provável esquema de toque de bola do time principal.
Pro gasto
No que se refere aos próprios jogos, em ambos o Alviverde fez apenas o suficiente, e já está bom. Um empate no amistoso para não ficar feio perder em dia de festa, com justificável atuação de razoável para fraca; e uma vitória contra um time frágil no interior mostrando atuação apenas razoável. Considerando que o Coxa levou a campo dois times diferentes, juntando-os e formando a equipe principal a tendência é crescer ao longo do ano.
Preocupante
A lateral-esquerda, que já estava fragilizada por ter apenas o prata-da-casa Dênis Neves com algum potencial de lutar por titularidade, fica ainda mais prejudicada com a lesão desse jogador. Eltinho segue falhando em mostrar a que veio, por isso a posição deve ser prioridade na busca de reforços. Mas isso todo mundo já sabe, e não é de hoje.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)