Por trás da Notícia
Dono de lugar de destaque na história do futebol paranaense, o pioneiro Frederico "Fritz" Essenfelder ficou conhecido por inaugurar o esporte no estado, ao trazer a primeira bola à capital e se tornar um dos fundadores do Coritiba Foot Ball Club.
Provavelmente sem saber da grandiosidade de seus atos, Essenfelder teve também a honra de ter sido o primeiro capitão deste que viria a ser o maior expoente do estado no, então, novo esporte. Honra esta compartilhada por diversos ícones ao longo da gloriosa e centenária história alviverde. como Reginaldo Nascimento, Hidalgo, Pizzatto, e mais recentemente Jeci, Pereira, Tcheco e Emerson.
Deveria ser, portanto, um privilégio para aqueles poucos que detêm forte identificação com a camisa e a torcida alviverdes. Entretanto, na estreia em 2013 - a despeito de se tratar de um time "B" - quem envergou a faixa foi o ex-atleticano Chico, o que vi com perplexidade. Não só por ele ter jogado no rival, mas também por não ter apresentado até então algo que justificasse a honraria.
O objetivo talvez tenha sido "dar moral" ao jogador, cuja renovação de contrato foi criticada por muitos torcedores. Na minha visão, porém, a confiança da torcida só pode ser conquistada pelo próprio Chico, com muito suor, comprometimento, raça e entrega.
Não estou no dia-a-dia do clube, não sei o motivo da escolha, não sei se Gil e Vanderlei apresentariam algum impeditivo para ocuparem o posto, mas, como torcedor, penso que outorgar essa responsabilidade a Chico foi forçado, algo que pode acabar só desgastando-o mais.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)