Por trás da Notícia
Antes de entrar no tema deste post, queria pedir desculpas aos leitores pela demora em vir dar uma satisfação com relação à minha saída da "posição" de editor do site COXAnautas, a qual ocupei durante mais de um ano, com muito orgulho, desde a saída do amigo e "tutor" Luiz Carlos Betenheuser Jr, por quem nutro grande admiração.
Novos compromissos profissionais vêm demandando muito do meu tempo, razão pela qual achei prudente deixar alguém com mais gás, ânimo renovado e plenas condições técnicas conduzir esse espaço tão importante. Tenho certeza de que o amigo Gibran Mendes vem fazendo um grande trabalho e tem tudo para ser um grande referencial aqui no site. Sigo por aqui, mas agora apenas como colaborador.
Complementando, digo que ainda não sei se manterei o nome do blog, penso em talvez mudar o enfoque, mas por ora - e especificamente neste post - vou usá-lo para falar mesmo de bastidores. Coisas que acontecem por trás da notícia - pelas costas da torcida, nesse caso -, efetivamente.
Amigos, o que dizer de um time de futebol cujos jogadores têm seus salários pagos com atraso e jogam de forma displicente, dando espaços para o adversário e deixando-se abater com facilidade?
Ao saber que o time não recebeu e entrou em campo com isso em mente, eu diria que explica muita coisa, mas obviamente não justifica, sobretudo se lhes tivesse sido prometido que receberiam em breve. Tudo bem que palavra de muito dirigente por aí pouco ou nada vale, mas deixar um time com uma torcida como a do Coritiba cair por conta de "birra" ou de um mês de salário é um pouco demais, na minha concepção.
Este é um lado da moeda.
O outro é a irresponsabilidade dessa diretoria do Coritiba, que vem contraindo obrigações financeiras de alta monta e não consegue manter um time razoavelmente coeso dentro de campo. Ninguém mais se entende. É treinador reclamando de jogadores, jogadores dando desculpas e diretor de futebol jogando a culpa no treinador. Tudo isso a duas rodadas do fim do campeonato. Inadmissível!
Tão inadmissível quanto deixar os salários atrasarem a duas rodadas do fim de um campeonato como esse. Se acharam que escapariam antes, erraram feio no planejamento e não contaram com o favorecimento aos cariocas. Aliás, estes estão fazendo de tudo para não caírem por mais um ano, já que entra campeonato, sai campeonato, sempre tem algum indo ou querendo ir pra Série B. E olha que fazem de tudo para ajudá-los... as campanhas "Fogão Esperança" e "Fluzão Esperança" seguem de vento em popa, com todo mundo doando seus pontinhos. Que o Coritiba não seja mais um a fazê-lo no fim do campeonato.
O leitor há de pensar: "Meu Deus, mas só tem notícia ruim!". Olha, até tem uma boa, mas ela é seguida de outra ruim: dizem que os salários foram pagos nesta noite de segunda-feira, 23. A parte ruim é que isso foi feito mediante mais um empréstimo junto ao BMG, que pelo jeito está perto de se tornar dono do clube.
Fico em dúvida: o que é pior? Vender a alma a um banco ou cair pra Série B de novo e arriscar nunca mais voltar, do jeito que estão as coisas? Enquanto isso dezenas (talvez centenas) de funcionários ganham salários que nenhum trabalhador brasileiro ganha para "trabalhar" meio período ou terceirizar funções. E o pior é que ainda tem premiações atrasadas...
Deixo a pergunta para você, leitor. Fique à vontade para respondê-la usando o espaço dos comentários ou o e-mail que está aí na coluna do lado direito.
Que Deus e a Torcida salvem o Coritiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)