Por trás da Notícia
Com falhas defensivas gritantes, mais uma vez o Coritiba saiu derrotado neste Campeonato Brasileiro. Foi o sétimo revés, o terceiro dentro do Couto Pereira, que até pouco tempo já foi tido como a maior arma do Verdão.
Contra os cariocas neste domingo o Coxa até não foi de todo mal. Criou, parando na excelente atuação do goleiro adversário, mas, como sempre, faltou o "algo a mais". "Algo a mais", também conhecido como "qualidade", que o adversário mostrou ter nos pés de Thiago Neves, Deco, Fred, dentre outros.
Ou seja, os jogadores alviverdes esforçaram-se, correram, criaram, mas não marcaram gols. Já os cariocas vieram até a capital paranaense e praticamente ao natural levaram mais três pontos. E duvido que tenham temido o "Fator Couto Pereira", que em 2011 garantiu ao Coritiba quatro vitórias em quatro jogos contra cariocas, enquanto neste ano os torcedores coritibanos já tiveram de ver duas derrotas em dois jogos contra eles.
Analisando-se os jogos disputados vê-se que o Coritiba perdeu sim inúmeros pontos por erros de arbitragem, falta de melhor sorte, mas diga-se o que se disser, o que falta é qualidade.
"Dando nome aos bois", pergunto o que um time com jogadores como Pereira (obrigado por tudo, grande pessoa, mas deu pra você, zagueirão), Lucas Mendes, Júnior Urso, Chico, Robinho e Everton Costa pode almejar? Se muito, lutar contra o rebaixamento, cuja "zona" está "logo ali", a três míseros pontos.
Por isso digo que se não quiser jogar AtleTibas no campeonato nacional do ano que vem, o Coritiba precisará fazer muito mais do que tem feito. Escudero resolverá o problema na zaga? E no meio-campo, quem vem pra resolver, já que o tal Rosales deu pra trás? E no ataque, haverá alguma solução? Que falta dinheiro todos sabem, até porque houve muitos erros nas contratações, mas quem vai arcar com o custo se o time não se recuperar?
Nas próximas duas rodadas serão Atlético Mineiro e Corinthians fora e em casa. Tendo em vista o retrospecto coritibano, duas partidas complicadíssimas. Marcelo Oliveira certamente vai se retrancar para tentar arrancar empates, o que invariavelmente gerará o risco de derrota. Afinal, como tentar não tomar gols tendo a pior defesa do campeonato? É preciso qualificar!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)