Por trás da Notícia
Um lado
Apresentado sem muita pompa pelo Coritiba, mas com um currículo muito chamativo destacado no site oficial, o jovem meia paraguaio Germán Angel Segovia Riquelme (foto) - o nome também chama atenção - chegou ao clube como uma aposta, numa negociação que, pelo que foi divulgado, só traz vantagens para o Coxa.
Como o atleta ainda não teve sequer seu registro publicado, e não tem feito os principais treinamentos com o restante do grupo principal, começaram a surgir questionamentos da torcida. "Por onde anda o paraguaio", perguntavam. Fomos atrás da notícia e descobrimos que Germán vinha fazendo trabalhos físicos.
Publicada a notícia, muitos torcedores questionaram o porquê. Fomos novamente em busca da informação, conversamos com o Dr. Raul Osiecki - referência internacional em fisiologia, com quem o Coxa tem o privilégio de poder contar - e trouxemos as respostas.
Em resumo, como o atleta assinou com o Coxa o seu primeiro contrato profissional, estaria aí a razão da demora para aparecer no BID. Não temos como saber por que o Olimpia não o profissionalizou antes. Como a liberação do jogador não é "sangria desatada" (não é um jogador titular e existem outros plenamente aptos para a posição), a preparação física está trabalhando com calma e de forma criteriosa com o rapaz, que vem correspondendo às atividades.
Na manhã de quinta eu o vi correndo no CT. Enquanto os demais profissionais aqueciam com bola ele corria em volta do campo. Depois foi fazer trabalhos de explosão, "tiros" de sei-lá-quantos metros (coisa de preparador físico, essa parte eu teria que deixar pro amigo Marcelo Algauer, do Blog Eficiência Física, que é quem manja do assunto). Parecia bastante empenhado.
Depois dessas duas matérias publicadas, vi que persistiram alguns questionamentos e reclamações de torcedores. Bom, vamos aos fatos: o fisiologista e os preparadores físicos do clube é que são os especialistas. Eles devem saber melhor do eu, um simples torcedor, por isso vou pelo posicionamento deles. Além disso, pelo jeito o trabalho dos preparadores físicos no Olimpia não era dos melhores, já que o atleta veio bem aquém da condição dos que aqui estão. Fruto também das diferenças culturais, climáticas, de calendário etc.
Foi divulgado ainda que o jogador veio com um salário baixo e com direito de preferência para o Coxa caso a avaliação dele seja positiva. Com isso, ele é tido como uma aposta para o ano que vem. Não tem como alguém vir e "roubá-lo" do Coxa, a princípio, por conta dessa cláusula de preferência.
Outros torcedores afirmaram ainda pro clube "assinar logo" a renovação do guri porque, "pelos vídeos", ele é bom jogador. Curioso, porque cansei de ver gente criticando contratações por DVD. Enfim, ponderadas as circunstâncias, entendo que o clube não precisa se afobar nesse caso, portanto.
O outro lado
Acima abordei o aspecto puramente racional da questão. Só que existe um outro lado que, se não justifica, ajuda a entender tantas críticas de parte da torcida - estou me baseando pelos comentários no site -, que é o lado emocional do torcedor.
Realmente é complicado dar crédito à diretoria após vermos saírem de graça jogadores bem-formados na base do clube, sem um centavo entrando nos cofres. Ricardinho, Rodrigo Mancha, Marlos e Leandro Silva são exemplos claros de que as críticas têm fundamento no receio da torcida. Os dois primeiros ainda venceram críticas da própria torcida e, quando finalmente se recuperaram e ganharam a confiança de todos, abandonaram o clube ao final de seus contratos.
Triste, pois eu mesmo cansei de ver péssimas atuações de Ricardinho e Mancha. O clube acreditou neles, investiu na volta por cima de cada um. E eles se foram.
Existem ainda casos como os de Keirrison e Arilton, que deixaram o clube quase de graça. Sem contar os que vêm de fora sob desconfiança, ganham oportunidades e abandonam o clube, como Jéci, Maurício e, creio, possivelmente Carlinhos Paraíba, Márcio Gabriel e Leandro Donizete (duvido que renovem).
Portanto, é justo observar os dois lados da moeda da situação do Germán: se por um lado o clube parece ter se cercado de todos os cuidados para, se ele der certo, tê-lo em definitivo e, se der errado, não perder muito com isso, por outro lado as desconfianças do torcedor têm de ser ao menos compreendidas. Elas são o reflexo dos erros recentes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)