Por trás da Notícia
A história é recente, mas já se repetiu diversas vezes, intrigando mais e mais a torcida Coxa-Branca. A pergunta, inevitável, que persiste é: "por quê?"
Por que jogadores formados no próprio clube se recusam a permanecer no Coritiba? Por que não assinam um contrato por um período maior para que o clube seja justamente ressarcido por todo o tempo e dinheiro que investiu nesses atletas? Por que não preferem sair direto para um clube europeu, em vez de fazerem escala no eixo?
A resposta, apesar de pouco específica, é uma só: perderam o respeito pelo Coritiba!
Acostumados a ver outros atletas "deixando o clube na mão", cada vez mais jovens jogadores vão desvalorizando o Coxa e, sem sequer terem se destacado minimamente, já se recusam a renovar com o clube, exigem condições absurdas, fazem dos dirigentes reféns de suas vontades.
Leandro Silva é o caso mais recente. Vi apenas um jogo dele, pela Seleção Brasileira, e foi de dar medo. Fraco. Muito fraco. Espero que tenha sido a pior apresentação dele e que, normalmente, jogue melhor.
Enfim, o fato é que este atleta sequer apareceu no time principal do Coritiba e, com contrato próximo do fim, vem dificultando sua renovação há tempos, exigindo "luvas" (compensação financeira) para assinar com o próprio clube que o formou.
Conversando com o pessoal da imprensa, gente dos bastidores, soube que Marcelinho Paraíba, que vem mostrando ser um jogador de grande caráter, andou dando uma "juntada" em alguns piás da base que vinham falando em não renovar e pedir "luvas" para ficar no clube. "Vocês têm que dar graças a Deus por jogarem num clube como o Coritiba, vão jogar no interior da Paraíba pra vocês verem como é", teria dito o capitão Coxa.
Não gosto de misturar futebol e política, mas um dado me desperta curiosidade: os jogadores só começaram a deixar o Coxa para times do Brasil e sem devidas contrapartidas depois que a atual diretoria assumiu... Os dirigentes de agora reclamam dos contratos deixados pela diretoria anterior. Teria sido uma "armadilha" do grupo que passou? Ou é incompetência do grupo atual? Não sei, só sei que os fatos estão aí, e preocupam.
Keirrison, Marlos, Rodrigo Mancha, Arilton. Quanto valeriam realmente no mercado? E o que o Coritiba conseguiu/conseguirá com eles? Some-se ainda o caso de Henrique, que foi para um adversário no Campeonato Brasileiro, e por um valor baixo. Na minha opinião, um absurdo.
No fim das contas, o que fica é que o clube forma o jogador e ele espera a primeira oportunidade para sair, sem deixar nada em troca. Lamentável, mas é essa a imagem que o Coritiba vem construindo. E vem deixando transaparecer para seus próprios atletas, que seriam o futuro do clube.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)