Por trás da Notícia
Após acompanhar os primeiros jogos deste ano, que me permitiram começar a formar uma opinião sobre o time, passei a ser um dos críticos do meia Lincoln, principalmente por considerar suas atuações irregulares e sua postura em campo muito passiva e pouco combativa.
No AtleTiba, porém, vi este jogador diferente, mais dedicado, ajudando um pouco mais na marcação e um pouco mais vibrante. Vinha sentindo falta desse espírito tão característico dos Coxas-Brancas em Lincoln. Bons números ele até tem, mas pra jogar no Coxa tem que ter raça, voluntariedade e vibração. É o que cativa a torcida.
O que mais me agradou, porém, foi assistir à coletiva dele após o jogo, publicada pela assessoria de imprensa do Coritiba.
Eu já o havia visto falando sobre conceitos como "grupo", "união", destacando não ter vindo para ser estrela, mas sim para ajudar o clube, entretanto essa entrevista me pareceu mais contundente.
Articulado, culto, tranquilo e inteligente, o atleta falou mais do que simplesmente "o que o torcedor quer ouvir" - que é o que os jogadores da atualidade parecem ser instruídos a fazerem - aprofundando detalhes de bastidores muito interessantes, como o contraste entre as pré-temporadas no Brasil e na Europa, conversas dentro de campo e nos vestiários com os colegas e por aí afora.
Chama a atenção a passagem na qual ele fala que não questiona a escolha do treinador quando este opta por deixá-lo no banco. O tom, expressão facial e forma como ele responde a pergunta demonstram sinceridade e compromisso. Espero que este jogo tenha sido o marco para este atleta engrenar e que passe a ser cada vez mais voluntarioso.
Creio ser oportuno destacar que as matérias que saem com declarações baseadas em entrevistas coletivas geralmente ficam descontextualizadas, com os jornalistas geralmente interpretando o que o entrevistado falou para encaixar numa premissa de pauta que nem sempre ilustra a realidade do que foi dito.
Se os leitores me permitem, uma sugestão que eu daria é de sempre assistir ao vídeo da entrevista, invariavelmente disponibilizado pelos bons profissionais do próprio Coritiba. E não é nem uma crítica aos jornalistas em geral, pois até aqui no COXAnautas saiu uma notícia com declarações do Lincoln que podem ter essas mesmas características acima.
Também do AtleTiba recomendo os vídeos com a entrevista do Marcelo Oliveira, os bastidores e a "Câmera Coxa", que sempre contém os principais lances do Coritiba filmados de dentro do gramado por um profissional que presta serviço ao clube.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)