Por trás da Notícia
Define o dicionário online de português a palavra "mediocridade" como "pequenez espiritual" e "medíocre" como "algo ou alguém que não tem grande valor intelectual ou capacidade para realizar algo, sem talento e que está abaixo da média".
Choro injustificado
Medíocre e lamentável o choro londrinense por três lances que nenhum árbitro sério e que conheça a regra consideraria pênalti: Robinho tira o braço (que está colado ao corpo) quando a bola o toca; Rafinha desliza no chão quando a bola resvala-lhe quadril e braço; e Pereira tem claramente o peito atingido.
Em todas as situações - curiosa e coincidentemente todas num mesmo jogo já repleto de pressão pelo choro passado - a regra de futebol não foi ignorada. Já há algum tempo se considera que para que haja falta é necessário que o toque de mão seja intencional, o que, se alegado por alguém nos lances acima, demonstarará no mínimo malícia.
Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade?
Malícia esta que o senhor Gil Rocha, do alto de sua mediocridade enquanto comentarista de futebol, demonstrou. Declarado torcedor do Londrina, a paixão afetou-lhe sua visão, razão e, sobretudo, imparcialidade. Pior que ele foi Luiz Augusto Xavier, que nem a desculpa de ser londrinense tem.
Como qualquer torcedor passional, Gil Rocha abandonou o profissionalismo e se permitiu formar opinião baseada em um engodo, influenciando até o texto de Tadeu Schmidt no Fantástico, lamentavelmente.
Descontrole em campo...
Mais mediocridade se viu também em campo, com jogadores de azul tentando agredir o árbitro. Aliás, o medíocre Dirceu, que tem a maior parte de seu polpudo salário pago pelo coritiba, era um dos mais exaltados.
Demonstrando a mediocridade do certame e da arbitragem, apenas um dos londrinenses foi expulso. Num campeonato sério o time todo seria mandado pro chuveiro e o jogo seria encerrado por falta de jogadores do Londrina. Aliás, de um campeonato sério um time formado por jogadores tão despreparados sequer participaria. A propósito, e o pênalti no Arthur?
... e fora dele
Vale lembrar que a televisão mostrou um sinalizador - objeto que causou morte de um torcedor boliviano recentemente - no gramado do Estádio do Café, possivelmente atirado pela irada torcida da casa. Não espero menos do que uma punição exemplar ao Londrina EC e seus jogadores.
Acabei de ler ainda que a entrega da taça chegou a ser adiada por conta do descontrole da frenética torcida azul, então agora se tornou oficial: o Londrina É o irmão gêmeo interiorano do time da Baixada.
E no Coritiba?
Medíocre durante todo o jogo, o Coritiba mesmo assim sobrou tanto neste domingo quanto no primeiro turno todo. Mesmo com desfalques, poupando jogadores, sem correr, demonstrar brio ou vontade, foi campeão e se aproxima do tetracampeonato.
Quanto a atuações individuais, limito-me a apontar a mediocridade de Júnior Urso, um pseudo-jogador de futebol que perdeu o gol mais fácil dos últimos anos. Pereira e Julio Cesar merecem menção "honrosa".
Santos, Sport, São Paulo, Atlético Goianiense e... até o Londrina?
Tudo bem que a BMG graças a Deus não patrocina mais o Coritiba. Porém, se já causava indignação ver o banco mineiro "abrindo as pernas" para Santos, Sport, São Paulo e Atlético Goianianse (para citar apenas alguns), agora até o Londrina EC pode pôr a horrorosa logomarca em um bonito azul claro, em vez do laranjão?
Espero que nunca mais eu precise ver aquela marca medíocre na camisa do Coritiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)