Por trás da Notícia
Define a Desciclopedia: "Mimimi é o som feito por pessoas de voz aguda quando reclamam. Usado principalmente por seres desprovidos de inteligência,e retardadas, o 'Mimimi' é um método de pronunciar tudo e mais um pouco a uma pessoa, sem que a mesma entenda uma virgula. Normalmente esta técnica milenar é usada em alguém que está de péssimo humor."
No futebol o clube mais famoso pelo "mimimi" era o Botafogo/RJ, mas desde que o "coronel" das terras baixas reassumiu o time de segunda a choradeira praqueles lados tem ultrapassado todos os limites.
Acostumados a serem derrotados e perderem campeonatos para o Coritiba - inclusive dentro de seus domínios -, a estratégia mais comum de dirigentes e torcedores do time de segunda vem sendo botar pressão na arbitragem dentro e fora de campo, invariavelmente reclamando dela antes, durante e depois de a bola rolar.
Na semana que passou já foi assim, com as manchetes destacando o "mimimi" dos lados da baixada pedindo árbitros de fora, alegando prejuízo na acachapante vitória Coxa por 4x2 no segundo turno. Prejuízo até houve, mas não a eles e sim ao Alviverde, como eu destaquei na ocasião.
Pro jogo deste domingo o "mimimi" não gerou que o árbitro fosse de outro estado, mas acabou colocando o péssimo Evandro Rogério Roman no comando do apito.
Conhecido da torcida coritibana por invariavelmente prejudicar o Verdão nos jogos em que apita, mais uma vez o atual (inacreditavelmente) Secretário Estadual de Esportes teve uma atuação sofrível, deixando de marcar faltas e aplicar cartões para as duas equipes, além de não ter dado dois pênaltis - um para cada lado - quando o Cori perdia por 2x1.
Na raça o Coritiba chegou ao empate, gerando um dos já famosos rompantes de descontrole por parte do mandatário do time de segunda, que saiu postando nas redes sociais que se na grande final o árbitro não for de fora, sua equipe não entrará em campo.
Foi o cúmulo do "mimimi"!
Como uma criança mimada, faz exigências e ameaças infundadas que só poderiam se originar de uma mente obtusa e egocentrista. É o desespero batendo, pois sabe que no Couto serão 12 contra seu time, que geralmente tenta equilibrar com o 12º vestindo preto.
Mas o que esperar de um clube de futebol que em seu perfil oficial do twitter publica frases como as seguintes?
"Este será o último estadual que estamos jogando para ganhar, não daremos + "murro em ponta de faca"! Décadas sendo roubados!"
"O tri dos verdes se acontecer eles deverão a arbitragem doméstica, o resto é fantasia! Se marca o penalty, 3x1 acabava o jogo.."
Da minha parte, pode trazer árbitro até de outra galáxia. Não quero favorecimento de arbitragem, só quero que não haja para "eles" também. Agora é esperar que o 12 alviverde conquiste mais este título. A despeito de qualquer "mimimi" ou pressão sobre arbitragem.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)