Por trás da Notícia
Há algum tempo eu venho pensando nessa obsessão que existe em torno da "conquista" de uma vaga para a Copa Libertadores da América.
Ontem assistindo à desclassificação do Coritiba na Copa Sulamericana essa questão voltou a ressoar na minha mente de forma constante, afinal o péssimo narrador - que parecia estar torcendo pela classificação dos gaúchos - não me deixava esquecer. Repetia insistentemente que o Alviverde havia perdido três oportunidades recentes de ir à Libertadores e que o clube classificado poderia "continuar na luta" por tal vaga através de uma eventual conquista da Sulamericana.
Sinceramente? Não tenho a menor obsessão por essa tal "vaga na Libertadores" tão alardeada por aí afora.
O que eu queria mesmo era que o Coritiba tivesse vencido as duas Copas do Brasil que perdeu - por incompetência e interferência da arbitragem - para times inferiores tecnicamente; que se classificasse na Sulamericana para ir pela primeira vez à fase internacional da competição e sonhar com o seu primeiro título continental; que tivesse ganho dos virtuais rebaixados no último jogo de 2011 apenas para ser o responsável pela queda deles.
O que eu quero é colocar estrela na camisa, ver meu time campeão de algo além das fronteiras do nosso Estado. Quero ver o Coritiba pujante e servindo como referência pelo Brasil afora, vencendo os grandes do futebol brasileiro e conquistando respeito. Como foi na década de 70.
Os mais recentes resultados, porém, decepcionam aqueles que pensam como eu. O tricampeonato estadual, o recorde de vitórias e o "bi-vice-campeonato" da Copa do Brasil o que acrescentaram, neste sentido? O Coritiba tanto não passou a ser mais respeitado, que foi roubado vergonhosamente em duas finais nacionais e corriqueiramente passa pela mesma situação nos jogos do Campeonato Brasileiro.
Aliás, avaliando de forma realista a condição do time, a desclassificação na Sulamericana ao menos significa mais possibilidade de focar no real objetivo do clube neste ano: permanecer na Série A.
Afinal, além de ser um objetivo mentiroso, surreal e impossível, de que serve uma "classificação à Libertadores"? Ela põe estrela na camisa?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)