Por trás da Notícia
Após 10 jogos disputados, o primeiro turno do conturbado Campeonato Paranaense chega à sua última rodada neste fim de semana, com todos os jogos a serem realizados no domingo, às 16h.
Enquanto na penúltima rodada o Coritiba empatou na Vila Capanema contra o time da segunda divisão - este com o apoio de pouco mais de 5 mil de seus torcedores (o que demonstra a "representatividade" daquela torcida) - o Cianorte venceu o Londrina com consistência e comprovou:
O Leão do Vale vem sendo o melhor time do estadual até aqui. Justiça seja feita.
Verdade que os três primeiros, sempre que jogaram entre si, produziram nada mais que empates (CIA 2x2 APR; CIA 1x1 CFC; APR 0x0 CFC), sendo que, destas, o Cianorte jogou ambas em casa e o Coritiba jogou as dele longe de Curitiba.
Porém, no apanhado geral, enquanto o Alviverde não teve força para superar quatro de seus adversários, mesmo que mantendo uma infrutífera invencibilidade, o time do interior foi mais regular, empatando apenas três de seus compromissos. O time da segunda divisão empatou menos ainda, duas vezes, porém perdeu para o bom Arapongas.
O fato é que ao fim do primeiro turno imagino que a torcida coritibana, assim como eu, não deve estar nutrindo muita esperança para a rodada final, ao menos não no que se refere à classificação do time do Alto da Glória.
Uma derrota do Cianorte (necessária para a classificação Coxa) poderia até vir a ocorrer, pois ele encara o já citado Arapongas, que é uma boa equipe, num clássico regional. Porém, por outro lado, o time da segunda divisão terá um compromisso fácil, praticamente "favas contadas" contra o fraquíssimo vice-lanterna Paranavaí.
Acredito que (boa) parte da torcida do Cori a esta altura esteja muito mais torcendo pela vitória do Cianorte, que garantiria a equipe interiorana na decisão - esperando um melhor desempenho alviverde no segundo turno -, do que esperando que o próprio time vá ter a sorte de ver seus dois adversários (ambos à frente na tabela) perdendo.
Parabéns ao Leão do Vale, que ao contrário do Coritiba, chega à rodada final dependendo apenas de si para ser campeão do turno. Uma pena que essa conquista do interior tenha se dado mais em função de um "nivelamento por baixo" do certame regional, do que pela pujância das equipes de fora de Curitiba.
Vale lembrar que no estadual 2012 há apenas um time na Série A - que mostra ter um elenco fraco, diga-se - apenas um na Série B - uma equipe medíocre, diga-se - nenhum na C e, até o momento, nenhum confirmado na D.
Apesar da mediocridade do regional, que a justiça seja feita nessa última rodada, e o mais competente e regular time do primeiro turno, o Cianorte, garanta a vaga na final. E, claro, que o Coritiba volte a ser Coritiba e busque, mais do que a invencibilidade, vitórias que o possibilitem enfrentar o Leão na decisão.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)