Por trás da Notícia
Como tem muitas coisas, inclusive de bastidores, que não ficam totalmente esclarecidas quando se publica uma notícia, e sendo esta a função primordial deste blog, gostaria de compartilhar com os leitores e amigos coritibanos algumas curiosidades e detalhes importantes com relação à notícia sobre os problemas financeiros do Coritiba.
A informação de que os salários estavam atrasados e que a gestão financeira do clube estava em situação difícil já vinha circulando, mas não tínhamos confirmação do clube nem provas suficientes.
Dessa forma, começamos a correr atrás e checar com várias fontes. Quando várias delas começaram a confirmar a mesma informação, buscamos o posicionamento oficial do clube. Isso aconteceu ainda na manhã de segunda-feira, 3 de agosto, um dia depois da derrota para o Atlético Mineiro.
Liguei para o Chico Araújo, tido como diretor financeiro do clube, perguntando-lhe sobre salários e outros detalhes das finanças do Coxa. Mostrando uma certa perplexidade, o diretor me perguntou quem era a minha fonte e, obviamente, eu disse que a resguardaria, usufruindo do direito constitucional de sigilo de fonte (artigo 5º, inciso XIV da Constituição Federal).
O Chico me pediu que lhe passasse as perguntas por e-mail - o que fiz no mesmo dia (confira mais abaixo neste post as perguntas, que não foram especificamente respondidas) -, dizendo que me responderia quando chegasse ao clube, depois das 17h daquele dia.
Como não recebi nada, novamente liguei pra ele na manhã de terça e ele me disse que havia passado as perguntas para o Flávio Kitzig, coordenador do Projeto Vencer. Liguei para o Flávio, que não me garantiu resposta para o mesmo dia. A matéria estava pronta para ir ao ar, esperando apenas a posição do clube, e, até aquele momento, os salários de junho não estavam integralmente pagos (apenas 30% havia sido pago).
Eis que na quarta-feira, dia do jogo contra o Santos, e após as perguntas do site terem circulado por dentro do clube - o Flávio disse que todos os dirigentes "dariam pitacos" na resposta - os salários dos jogadores foram pagos. Muitos funcionários, porém, ainda estão sem receber o salário de junho, enquanto o de julho vence amanhã (sexta).
Coincidência ou não, recebi a resposta com a posição do clube através do Flávio às 14h58 de quarta, cujo teor consta integralmente da matéria original, na parte de baixo dela.
Na resposta, um texto falando genericamente sobre a dificuldade financeira e cobranças à torcida. Já as respostas para as perguntas que todos os Coxas-Brancas gostariam de fazer não foram apresentadas. Veja abaixo a íntegra do e-mail que enviei para o Chico Araújo ainda na segunda-feira, compare com a resposta do clube e tire suas próprias conclusões, amigo Coxa-Branca.
Estou entrando em contato em atenção ao que conversamos por telefone buscando algumas informações para elaboração de uma matéria para o site COXAnautas. Abaixo seguem as perguntas, conforme solicitado:
1) Qual é a situação financeira do Coritiba hoje, considerando os balancetes dos últimos períodos?
2) Quando será feita a prestação de contas de cada trimestre deste ano de 2009?
3) O clube está em débito com funcionários e/ou atletas? Se sim, a que períodos se referem os eventuais atrasos?
4) Têm sido feitos empréstimos em instituições financeiras? Em que valores?
5) O clube tem se socorrido de investidores, cedendo parte dos direitos econômicos de atletas em troca de dinheiro?
6) Qual o passivo trabalhista do clube, consideradas as condenações transitadas em julgado e/ou acordos trabalhistas?
7) As rendas de jogos têm sofrido penhoras?
8) Algum patrimônio físico do clube está penhorado?
Agradeço a atenção e aguardo as respostas para que integrem a publicação do material, que deve ir ao ar nesta noite de segunda-feira ou na manhã de terça.
Att,
Leonardo Lovo
COXAnautas
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)