Positive Verdation
Tempos estranhos são esses dias de COVID, mais estranhos ainda quando administrados por uma federação de futebol tão infeliz e incompetente igual ao que gere o futebol paranaense. Neste final de semana fomos coroados por um final de semana sem futebol no estado, enquanto a bola rolou Brasil afora!
Tivemos final na Super Copa entre Palmeiras e Flamengo, um grande jogo onde Raphael Veiga, Zé Rafael, Everton Ribeiro (já pensou essa meiuca sendo nossa em 2021?) jogaram muita bola e isso só comprova o enorme potencial que o Coritiba é no futebol brasileiro (falando em potencial tem ainda o Igor Jesus comendo a bola e se tornado um super camisa 9 mundial).
Teve clássico em Minas Gerais, onde o Cruzeiro sapecou o Galo com direito a expulsão do Hulk (que com aquele cabelinho poderia mudar de apelido para Windersson Nunes).
Assistindo os melhores momentos destes jogos, uma coisa me chamou a atenção:
- Flamengo: usa Adidas
- Palmeiras: usa Puma
- Cruzeiro: usa Adidas
- Atlético MG: usa Le Coq
Pois bem, chegamos na terceira fase da Copa do Brasil que será realizada em junho. Até lá, torço muito para que o Coritiba tenha um novo fornecedor de material esportivo para exorcizar de vez os pensamentos pequenos que se encalacraram nos últimos anos no Alto da Glória.
Sou um questionador frequente sobre utilização de marca própria, nunca vi um time ser campeão brasileiro, da copa do brasil, da libertadores ou mundial utilizando marca própria.
Sou super a favor de manter a 1909 para materiais complementares e exclusivos para a torcida, mas para o time principal precisa-se de uma camisa que de cara mostra o status do time que está em campo.
Abaixo segue um levantamento dos Fornecedores Esportivos da Série A e Série B:
Série A
- Adidas: 3 times (Flamengo, Internacional e São Paulo)
- Le Coq: 1 time (Galo)
- Nike: 2 times (Corinthians e Red Bull)
- Puma: 1 time (Palmeiras)
- Topper: 1 time (Ceara)
- Umbro: 7 times (CAPoodhle, Chapecoense, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport)
- Marca Própria: 5 times (Atletico GO - Dragão Premium, Atletico MG - Sparta, Bahia - Esquadrão*, Fortaleza - 1918, Juventude - 19Teze)
Observação: dos times com marca própria apenas o Bahia tem um título Brasileiro, e podemos perceber um certo mal gosto unido a falta de criatividade nos nomes das marcas próprias.
Série B
- Adidas: 1 time (Cruzeiro)
- Kappa: 4 times (Botafogo, Guarani, Remo e Vasco)
- Karilu: 2 times (Operário e Londrina)
- Umbro: 1 time (Avai)Os outros 60% dos times que disputam a série B deste ano utilizam marca própria. Infelizmente, fazemos parte desta maioria (Coritiba - 1909, Ponte Preta - 1900, Brasil de Pelotas - Xavante, Brusque - BFC87, Confiança - Wa Sport, CRB - Regatas, CSA - PD, Goiás - Green, Náutico - Nseis, Sampaio Correia - Numer, Vila Nova - V43 e Vitória - Nego)
No total as fornecedoras aparecem com as seguintes quantidades:
Marca/Total
Adidas 4
Kappa 4
karilu 2
Le Coq 1
Marca Própria 17
Nike 2
Puma 1
Topper 1
Umbro 8
Total Geral 40
A pergunta que faço: Com que roupa eu vou para a terceira fase da Copa do Brasil?
Sonho que o Coritiba chegue muito, mas muito longe na Copa do Brasil deste ano... mas, tenho total convicção que jogando de 1909 não teremos chances de ser campeões.
O time está pegando forma, a torcida está animada e confiante... o técnico está cobrando evolução, tem tudo para dar certo!
Mas, vamos antecipar essa troca de vestimenta e voltar a sonhar grande e a se vestir como gente grande! Olhando para as informações coletadas, minha atual preferência fica com a Nike, utilizada hoje por apenas 5% das equipes do futebol brasileiro!
Se servir como dica ou direcionamento para nosso departamento de Marketing, fica o registro!
E, para você meu caro Coxanauta? Concorda em aposentarmos a 1909 para jogos oficiais e qual sua preferência de fornecedor de material esportivo?
Me segue lá no instagram e no twitter: @pv_paulochaves
Uma excelente semana para toda nação alviverde
Att
Paulo Chaves
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)