Olá torcida Alviverde!
Essa semana é especial para todos nós. É semana de atleTIBA. E com este clássico em disputa, todo o clima na cidade muda. As pessoas começam a falar muito a respeito, provocações entre as torcidas começam a aparecer e todos ficam apreensivos, aguardando o dia da partida. Porém, antes de falarmos mais sobre este assunto, utilizaremos nosso espaço aqui no COXAnautas para falar com você sobre o que é o movimento Povão Coxa-Branca.
Percebemos que muitas pessoas nos conhecem apenas por ver aquele canto no primeiro anel, ao lado da divisa com a torcida adversária, mas não sabem muito sobre nós. Pensando nisto, resolvemos explicar um pouco para que mais pessoas possam nos compreender melhor e quem sabe se interessar e vir nos conhecer.
Somos um grupo de torcedores que se reúne naquele determinado setor para torcer pelo Coritiba durante os jogos. Muitos pensam que somos uma torcida organizada, mas não somos. O nosso estilo de torcer se assemelha mais com torcidas mais características na América do Sul, que são as barras bravas.
Nos definimos como um movimento no estádio, não como torcida organizada. Não temos uniforme da nossa torcida. Nosso uniforme pode ser todo e qualquer produto oficial do Coritiba. Não temos sede. Só existimos durante os jogos do Coxa. Não temos material que contenha o nome do movimento. No estádio temos faixas nas cores do clube e com mensagens pra incentivar o time, assim como bandeiras (chamados de ‘trapos’) para jogadores que fizeram história em nosso clube.
Algo que diferencia bastante o Povão é em relação as músicas cantadas no estádio. São músicas mais marcadas na batida dos bumbos e com mais melodia. Os temas compreendem apenas o que envolve o sentimento pelo Coritiba, sempre procurando incentivar as pessoas a praticar cada vez mais o hábito de CANTAR pro Coritiba.
Nós do Povão temos como objetivo cantar o jogo inteiro, independente do resultado. Inclusive nos posicionamos em um lugar onde assistir o jogo é muito difícil, no primeiro anel. Em frente temos toda a imprensa, ambulância, câmeras o que dificulta bastante a visão. Por isso, nos preocupamos apenas em cantar!
Respeitamos todas as demais formas de TORCER. Isto é muito interessante, pois em estádios de outros clube há conflitos entre torcedores do mesmo time, jogo após jogo, quando o interesse maior deveria ser incentivar o seu clube do coração durante seus jogos.
Depois de toda esta explicação, gostaríamos de convidar você torcedor COXA que se interessou pelo Povão Coxa-Branca a vir conhecer o movimento no atleTIBA. Não tenha vergonha, não é necessário saber as letras das músicas. Com o tempo você aprende. É um jogo importantíssimo e o time precisa vencer, nenhum outro resultado pode ocorrer. E a nossa parte é incentivar a equipe a alcançar a vitória, principalmente nos momentos mais difíceis da partida. Com certeza com sua ajuda, isso ficará mais fácil.
Um ótimo jogo para todos. Seja você da Império, da Mancha, do Povão, das sociais, da arquibancada, da reta da Mauá, do fosso, de onde for!
Abraços e saudações alviverdes!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)