De alguns meses para cá, uma evolução é notória no Alto da Glória:
A cultura do torcedor fazer a sua própria faixa e levá-la ao estádio.
Esta é uma característica marcante das torcidas de outros países da América Latina, que foi difundida no Paraná pelo Povão Coxa-Branca, ao disseminar a cultura de confeccionar faixas para homenagear os ídolos do clube, além de "trapos" - como também são conhecidas as faixas - com frases de apoio ao Coritiba.
O primeiro registro desta manifestação no estado ocorreu em 2007, quando o ídolo Dirceu Krüger foi homenageado:
A partir de então, dezenas de ídolos já foram homenageados, com recursos dos próprios torcedores que constituem o movimento.
No ano do centenário, a torcida se mobilizou por iniciativa de participantes da comunidade do Coritiba no Orkut, com a realização da "Surpresa Coxa", que teve o objetivo de arrecadar fundos para confeccionar 10 novas faixas, sendo cada uma destas para homenagear o ídolo de cada década (eleitos pelos Helênicos).
Nós, do Povão Coxa-Branca, ficamos satisfeitos e orgulhosos ao ver o estádio com cada vez mais faixas e "trapos", independente de ser na Arquibancada, Mauá ou Sociais.
Temos muita alegria ao perceber que, a torcida em geral (independente da ideologia) adotou esta ideia, pois quem ganha com isso tudo, é o CORITIBA FOOT BALL CLUB!
Portanto, faça sua faixa e leve ao estádio. Desta forma você contribui para uma festa cada dia mais bonita!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)