O movimento Povão COXA-Branca é publicamente adepto do estilo Sul-Americano de torcer. Muitos trapos, bandeiras, uma banda, e o principal: a loucura e descontrole na arquibancada.
Por muitas vezes, pessoas que não conhecem a maneira de torcer do Povão criticam o movimento, insinuando que o mesmo seria uma cópia do estilo argentino, ou mesmo do estilo dos gaúchos.
Para colocar um ponto final nesta discussão, divulgaremos uma foto provando que a presença deste estilo entre a torcida COXA-Branca é muito mais antiga do que a grande maioria das pessoas imaginava.
O Povão consultou o Grupo Helênicos a respeito. De acordo com os pesquisadores alviverdes, a imagem data de 1959, quando a torcida do Coritiba foi às ruas para festejar o título estadual daquele ano.
Na foto, além da bonita festa, característica do torcedor Sul-Americano, nota-se uma imagem do mascote do Coritiba, o Vô Coxa, tocando um bumbo de murga. Este tipo de instrumento só é utilizado no Brasil por movimentos com características semelhantes às do Povão COXA-Branca. Devido a isto, torcedores que tocam estes instrumentos são muitas vezes taxados de argentinos ou gaúchos.
A imagem prova que o estilo sempre fez parte da história COXA-Branca, e que o Povão apenas resgata esta festa, assim como procura cultivar a história alviverde em seus trapos, bandeiras e músicas.
Torcida alviverde foi às ruas comemorar o título paranaense de 1959. Vô Coxa tocando bumbo de murga
Grupo Helênicos
História do Coritiba – O passado apresentado ao futuro
Visite historiadocoritiba.com.br
Twitter - www.twitter.com/grupohelenicos
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)