COXAnautas - Coritiba Eternamente

31/03/15, 15h10 | Recanto Alviverde | Cláudio Réus

País do Futebol... Mas que país é esse?

No meio da semana assisti a um clássico do futebol paulista de muita correria, nervos à flor da pele, expulsão, um golaço do ex-Coxa Branca Robinho e este foi elevado à condição de craque.

Aqui na terrinha, a "companhia maior de estrelas" foi fazer a pré-temporada na Europa, deixando o campeonato paranaense que "não vale pra nada" para segundo plano.

Por muito tempo, a seleção brasileira conquistou vitórias e títulos muito por conta de jogadores decisivos, oxigenando farsas como Zagallo, Parreira e Felipão. Seleções sem esquemas táticos definidos, sem treinamento e que, quando os ídolos falhavam ou se ausentavam, invariavelmente ocorriam fracassos. Os exemplos mais recentes: Alemanha 7x1 Brasil e Holanda 3x0 Brasil sem Neymar.

No paulista, o Corinthians apesar da mídia que envolve esse clube e com o excelente e excêntrico técnico, vai comendo pelas beiradas. É hoje o time mais forte do Brasil. Enquanto isso o badalado Palmeiras perdeu no final de semana para o tal de RB Brasil, e Robinho foi substituído com uma atuação pífia.

A seleção Brasileira deixou de lado o "oba oba", a frescura de família disso ou daquilo, discursos motivacionais mentirosos. Dunga vai dando forma tática com jogadores mais eficientes e menos badalados. Sabemos que o caminho é longo, mas é o mais correto. Falta cair a ficha do craque Neymar.

Aqui na terrinha, a verdade veio de forma dura, no entanto justa.

Marquinhos Santos teve tempo de trabalhar o elenco, deve saber, assim como os torcedores, as limitações, deve saber que falta um jogador no meio, de ligação. No entanto, a estrutura tática está montada, variações foram testadas. No meu ponto de vista, temos um time forte, não o suficiente para desprezarmos o risco de rebaixamento no campeonato brasileiro, mas o caminho da evolução está bem traçado.

O time das estrelas, que foi fazer a pré-temporada na Europa vai lutar para não ser rebaixado no campeonato paranaense, momento histórico! O mico do século foi consolidado com a nota oficial no site do clube.

Temos o dever de apresentar nossa vergonha e desculpas, ao mesmo tempo nossa solidariedade ao sofrimento, à tristeza, autoestima rebaixada, que toma conta de todos nós atleticanos neste momento. Assumimos nossa culpa e responsabilidade perante os maus resultados no Campeonato Paranaense.

É certo, estamos muito feridos no corpo e na alma, mas não feridos à morte. Então, temos soluções. O avião não cai por uma única causa, há sempre múltiplos motivos para o acidente de queda. Fizemos nossa análise crítica e não identificamos razões suficientes claras para esta queda, pois, com praticamente o mesmo grupo de jogadores de 2014, quando enfrentamos adversários muitos mais qualificados no Campeonato Brasileiro, chegamos entre os 8 melhores!


Castigo justo, não para totalidade de seus torcedores, justo para os arrogantes que cospem no prato que comeram. Para os ignorantes que preferem prejudicar o planejamento em troca de politicagem rasteira.

O campeonato paranaense deve continuar, mas, para isso, muita coisa tem que mudar para que seja rentável. Espero que o rival tenha aprendido a lição e que em 2016, em que pese à reeleição do novo coronel do futebol, tenhamos um campeonato paranaense melhor.

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Cláudio Réus

O Blog

Desde a década de 1970, tenho o hábito saudável, assim como a maioria dos torcedores, de nunca assistir os jogos do Verdão sozinho. Eu tenho tido a sorte da maioria absoluta dos jogos, ter assistido ao lado de amigos torcedores que entendem muito de futebol e principalmente entendem de Coritiba. No dia 31 de julho de 1985, não pude ir ao Maracanã e de maneira improvisada iniciamos naquele dia o nosso .recanto Alviverde.. Num mutirão de ultima hora reunimos trinta cadeiras, uma bancada alta e um aparelho de TV. Todos muito aflitos, xingamos, torcemos, vibramos e explodimos em alegria na cobrança do pênalti de Gomes. Hoje, a TV deu lugar a um telão, as cadeiras ganharam a companhia de bancos e sofás. As paredes falam através das fotos de tantos e tantos amigos que por aqui passaram. O "Recanto Alviverde" é isso: Interação, intercambio, troca de experiência, tudo com muita emoção; antes, durante e depois dos jogos do Coritiba, o nosso Verdão Coxa Branca.

O Autor

Cláudio Adalberto Réus, ou apenas Cláudio Réus, ou simplesmente RÉUS. Nascido em Santa Catarina, torcedor Coxa antes mesmo de conhecer o time do Coritiba e o Belfort Duarte. À distância, acompanhou as transmissões de Lombardi Junior através a radio Clubeo B2. Mudou para Curitiba em 1973, desde então assíduo frequentador do Belfort Duarte e Major Antônio Couto Pereira. Sócio desde 1987 ajudou a fundar o movimento CORIAÇÃO. Entende que o maior patrimônio de um clube de futebol é a torcida. Desde que a torcida seja participativa. Aderindo aos planos de sócio, indo aos jogos, incentivando, criticando. Criticas com conhecimento, sabedoria e humildade.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Botafogo-SP 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Cuiabá 12
13º Criciúma 12
14º Oeste 12
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 5
20º América-MG 5

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 86 pts.
Hedy G. 85 pts.
Leandro R. 84 pts.
Antonio Alvaredo Filho 83 pts.
Wellingtton Wellingtton 81 pts.
Leonel S. 80 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
Luis Henrique R. 78 pts.
10º Sanderson 77 pts.
Alysson Delalibera 77 pts.
12º Valdir T. 77 pts.
13º João L. 76 pts.
14º Vinicios A. 76 pts.
15º Jose R. 75 pts.
16º Aramis Vieira 75 pts.
L. Comeli 75 pts.
18º C. Nunes 74 pts.
19º Juarez Mocelin 74 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 74 pts.
21º Jobson Emanoel 73 pts.
22º Rodrigo P. 73 pts.
23º Robson R. 72 pts.
24º andre a. 72 pts.
25º Valdir 71 pts.
26º Johney S. 71 pts.
27º Andre T. 71 pts.
Julio C. R. 71 pts.
Jose Carlos R. 71 pts.
30º Daniel G. 71 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet