
Reflexões em Verde e Branco
O Blog assinado por Luiz Betenheuser Jr. no Globo Esporte trouxe, nesta segunda feira, uma cópia do que teria sido a carta não entregue pelos jogadores à imprensa, falando sobre a crise financeira que culminou com o desligamento do jogador Deivid.
Me pediram pra falar da carta... Falarei!
Não tenho plena convicção da veracidade desta carta. Termos como “pior crise dos 104 anos de história” ou as apologias de amor ao clube não me convencem de terem sido escritos por jogadores. E mesmo que essa seja realmente “a carta”, duvido que tenha sido escrita exclusivamente pelos atletas.
Que há (ou houve) uma crise entre diretoria e atletas, é fato. Mas tão grave quanto isso (ou até mais), é trazer à tona algo como esta carta, mesmo depois de os próprios jogadores (admitindo-se que falamos do documento verdadeiro) decidirem por não a revelar!
Qual o interesse disso? Qual a legitimidade de alguém trazer a público algo que os próprios autores decidiram não publicar?
Mais ainda: Quem é que, de dentro do clube, repassa um documento interno para ser publicado num blog, mesmo após o assunto ter sido resolvido intra muros?
O objetivo seria expor a diretoria como forma de criticá-la por más atitudes? Mas que moral para isso têm pessoas que, para alcançar seus intentos, usam de expedientes como esse, de usurpar não só o sigilo da instituição, mas a vontade dos próprios autores do documento, que optaram por não o externar?
É óbvio que a diretoria errou, e errou muito, principalmente em 2013. Ninguém é cego para ignorar isso. Mas o simples fato de, os próprios jogadores terem decidido não externar a dita “carta”, é mostra de que “a roupa suja tinha sido lavada”, da forma como deve ser, “dentro de casa”!
Já falei algumas vezes e não me canso de repetir que o Coritiba tem dois problemas gravíssimos: A política interna podre e o conceito equivocado de torcedor fiscalizador. Ambos os lados têm pessoas cheias de argumentos para assim agir, porém, na prática, apenas definham e atravancam o clube.
Pior ainda é quando esses dois pilares se juntam...
Estamos na iminência de um Penta Campeonato Estadual, da estréia numa Copa do Brasil que recentemente fomos duas vezes vice campeões... Acabou de vazar um escândalo onde a empresa criada exclusivamentepara gerir as obras da Baixada depositou dinheiro para compra de atleta... E o que nossa torcida (ou parte dela) faz? Fomenta a mídia local com factóides que nos denigrem, mesmo tratando-se de assunto já superado.
Parece piada, mas infelizmente não é.
E assim caminha o Coxa...
Quando falamos que com a gente é “contra tudo e contra todos”, mal imaginávamos que, o “todos”, incluiria nossas próprias trincheiras!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
Abro um pequeno parênteses para ajudar um Coxa Branca que tá precisando! Não é do meu feitio publicar promoções ou qualquer coisa do gênero, mas nesse caso conheço a pessoa e sei da veracidade da questão.
O Ric Will está fazendo a rifa de duas camisas, uma do Coxa preta sem patrocínio e uma de treino do Brasil de 2002, para custear o tratamento de saúde do seu tio, que já perdura por um bom tempo.
Quem quiser participar e ajudar um amigo Coxa Branca, acessa o link.
http://www.rifadigital.com.br/camisa-oficial-coxa-preta-camisa-treino-br-2002
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)