
Reflexões em Verde e Branco
Muita, mas muita gente que sequer me conhece, aparece comentando minhas postagens, acusando-me de ser “defensor do Felipe Ximenes” ou de ser “comprado pela diretoria”, simplesmente pelo fato de eu apoiar o Coxa e acreditar nesse clube acima de qualquer coisa, acima de nomes, de pessoas, de rótulos ou de resultados.
O mais engraçado, é que nunca escrevi uma linha sequer defendendo esse ou aquele diretor. Posso ter mencionado algum elogio ou ressaltado algo que achei salutar, mas jamais dediquei textos meus à defesa de alguém ligado á direção do clube.
Pois bem, já que nunca falei, e isso não me poupou de críticas, hoje vou falar!
O fato é que muita gente tem que "abrir um pouco a viseira"! Se o time perde, a culpa é do Ximenes. Se a substituição não funciona, a culpa é do Ximenes. Se o jogador se contunde, a culpa é do Ximenes. Se não ganhamos fora do Couto, a culpa é do Ximenes. Se o time cai de produção ou passa por um período de turbulência, a culpa é do Ximenes. Se acontecer um eclipse do sol hoje, a culpa vai ser do Ximenes!
Chega a ser risível... Temos tantas coisas pra analisar sobre o atual momento, tantas coisas para definirmos como erros e acertos... Mas todo mundo fixa em Felipe Ximenes, ignorando todo o resto.
Esse "simplismo", além de tirar todo o foco, leva todos numa direção que está muito longe do alcance das metas imaginadas.
Temos que buscar soluções, e não um "boi de piranha"!
Ximenes é um funcionário do clube, que recebe pela sua função e é cobrado por resultados, como qualquer executivo em qualquer outra empresa. Não há absolutamente motivos para duvidar que a direção não lhe cobre desempenho.
O problema é que no futebol, só o trabalho não basta... Os acertos (ou erros) só serão percebidos durante as competições.
Quem é que não contrataria o Julio Cesar após a belíssima temporada pelo Figueirense?
Quem não acharia certeira a contratação de um cara com a história no futebol internacional do Lincoln?
Quem não teria aproveitado o Bill treinando por meses no CT do Coxa, com o Deivid ainda machucado?
Quem não aceitaria trazer um Keirrison DE GRAÇA, apenas apostando na sua recuperação?
E o trabalho de longo prazo para a solidificação do clube e consequente vinda de Alex?
Leandro Almeida foi uma má contratação?
Alguém questionava a vinda do Bottinelli antes dessa sua má fase?
Como se percebe, há que se separar os resultados de momento, do trabalho realizado... A caça às bruxas está cegando muita gente!
Futebol profissional não é Eliffot (clássico jogo de “menager” no computador), onde você tem seu dinheirinho no canto da tela, tira e põe quem quer na hora que quer. Tudo é muito mais complexo... Nos vestiários, lida-se com pessoas, não simplesmente com números ou posições.
Falam em "desmanche" do elenco... MAS QUE DESMANCHE?
Saiu Emerson que nem estava jogando, saiu Rafinha (porque quis sair)... E só! Isso é "desmanche"?
Willian teria saído, mas volantes temos vários, e sua saída implicaria na vinda de um bom atacante (que é uma de nossas deficiências de momento)! ISSO É DESMANCHE?
Veio o bom Vitor Jr... ISSO É DESMANCHE?
Veio o bom volante Uelliton... ISSO É DESMANCHE?
O problema é que a mentira falada muitas vezes, começa a parecer verdade... E esse discurso mentiroso e repetitivo de que a culpa é do Ximenes, que Marquinhos é estagiário e que houve um desmanche no elenco, começa a CONTAMINAR. E quanto mais o contágio prospera, mais a mentira é propagada e mais "verdade" ela se torna.
E enquanto isso, os verdadeiros problemas são ignorados. Todos se sentindo "donos da verdade" apontando soluções que não levam a lugar algum!
Se me perguntarem então, “quais são os problemas?”, eu direi simplesmente que NÃO SEI! Mas ninguém que está aí levantando bandeira pra saída desse ou daquele sabe... E é disso que eu estou falando: Todo mundo foca em Vilson, Ximenes e Marquinhos, uma tríplice administração, como se todos os problemas estivessem numa dessas 3 figuras, por eliminação. Esquecem-se que no clube há MILHARES de profissionais, que respiram futebol dioturnamente e estão tão loucos atrás de soluções, tanto quanto cada um de nós.
No último jogo, na horrenda derrota para o Galo, Pôde-se ver culpa do Marquinhos, do Chico (que vem muito bem)... Até do Tcheco, que destemperadamente fora expulso do banco de reservas. É óbvio que tem culpa do Ximenes em alguns erros na análise de contratação... Tem culpa do Vilson talvez em alguns aspectos administrativos... Tem culpa da torcida que não se associa em volume necessário... E é esse o cerne da questão: Temos que deixar de FOCAR a culpa em alguém e começar a cada um fazer a sua parte!
Porque se tem culpa de todo mundo nesse momento ruim, eu e todo mundo queremos fazer parte do mérito no momento bom!
Precisamos nos concentrar na nossa parte, que é torcer! Se nós não estivermos cumprindo o nosso papel, como cobrar os outros nos seus?
E que não se limitem os retruques ao famoso e já batido "eu pago o meu plano de sócios", porque precisamos de mais, muito mais do que só isso! Cadê os 50 mil sócios que PRECISAMOS pra manter um orçamento capaz de fazer o Coxa brigar onde todo mundo EXIGE que brigue?
Apontar o dedo é mais fácil do que arregaçar as mangas!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)