
Reflexões em Verde e Branco
A ala pessimista insiste de que o “foco” deva ser escapar do rebaixamento! Mas para um time com a capacidade que tem o Coritiba, e que já passou dos 30 pontos, o rebaixamento não pode ser uma preocupação, muito menos a sua fuga uma meta.
Por isso afirmo e reafirmo, como ontem coloquei, que a Sulamericana deva ser a grande prioridade daqui pra frente, para que, daqui a 90 dias, tenhamos muito mais a comemorar do que lamentar desse ano de 2013.
Todos sabem que a “triagem” natural que a Copa do Brasil (principalmente) fez, resultou num agrupamento de times teoricamente mais fáceis nestas primeiras fases da Sulameircana, restando os fortes apenas em cruzamentos de semi finais e finais. Isto, obviamente, nos faz acreditar que o título da competição é possível, ainda mais com a gradativa recuperação da nossa qualidade técnica e da mostra de capacidade que o Coxa deu no início do Brasileirão, provando que, jogando tudo o que sabe, pode bater de frente com quem quer que seja.
Todos esses fatores, somados às vantagens que um título da Copa Continental oferece, justifica um foco total na competição internacional.
Mas quais seriam estas vantagens?
1 – Vaga na Copa Libertadores de 2014;
2 – Chance de disputa da Final da Recopa Sulamericana 2014 contra o Galo;
3 – Disputa da Final da Copa Suruga Bank 2014, contra o Campeão da Liga do Japão;
4 – Presença garantida nas oitavas de final da Copa Sulamericana 2014, sem a necessidade da “fase nacional” da competição;
5 – Maior exposição da marca, vantagens com relações a patrocínios, melhora nas arrecadações por quotas de TV, além das premiações.
Visto por este prisma, estamos comparando uma vaga na Libertadores e o “orgulho” de sermos o quarto colocado nacional, com um TÍTULO INTERNACIONAL capaz de nos dar inúmeras vantagens tanto financeiras quanto de exposição, a possibilidade de um calendário internacional recheado, além da honra de ser um Campeão das Américas.
A instabilidade pela qual o time passou no Campeonato Brasileiro, pode ter tirado do Verdão a chance da briga pelo título nacional... Mas a recuperação do nosso bom futebol que vem se concretizando nas últimas partidas, pode-nos fazer acreditar que a boa fase está voltando, e com ela, a possibilidade novamente de disputa de uma Taça, desta vez, internacional.
2013 ainda não acabou... E quem já havia jogado a toalha, não se surpreenda se este ano for eternamente lembrado como o marco de uma grande e inesquecível conquista Alviverde!
Na noite de hoje, todos os caminhos levam ao Alto da Glória!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)