
Reflexões em Verde e Branco
Quando o Alex chegou e disse que a cultura do torcedor na Turquia estava “anos luz” à frente do brasileiro, muitos torceram o nariz... mas hoje, pode-se ver na prática a que o Menino de Ouro se referia.
Ao ser anunciada pela diretoria a reforma na Mauá, com a edificação do novo Setor Pro Tork, uma parte da torcida, ao invés de comemorar a viabilização da parceria (e a possibilidade de término do estádio) e acréscimo de mais de 15 milhões em receitas anuais, preferiu se postar em protesto, dizendo-se ofendida por ter que “sair do seu lugar” ou adquirir um plano de sócios mais caro.
Da mesma maneira, expondo toda a dificuldade do futebol moderno em lidar com o mercado hiperinflacionado, quando a diretoria instituiu o ingresso avulso mais caro (para beneficiar o associado do clube), muitos, ao invés de aderirem aos planos de sócios (que são democráticos e vão desde a arquibancada a preços acessíveis, até o novo setor e camarotes de luxo), preferiram levantar a bandeira contra os aumentos, apregoando uma luta de classes e postando-se contra a uma dita “elitização” do estádio.
Pois bem... enquanto isso, o Clube acaba de lançar, pela primeira vez na sua história, um Plano de Sócios Internacional, que em início vai desde cerca de 10 euros, até um pacote “Premium” que chega a algo em torno de 20 euros.
Na prática, estamos falando de alguém pagar aproximadamente R$ 60,00 simplesmente para ser sócio e ajudar o Clube, sem jamais ver um jogo no estádio! Estão percebendo a diferença do "torcer"???
Mas não digo isso apenas para ressaltar o lançamento da iniciativa, digo para enfatizar que as vendas já se iniciam em patamares que superaram as expectativas iniciais. Vale lembrar que, mesmo antes do lançamento do Plano de Sócios, muitos turcos já invadiam o site oficial do Clube atrás de informações para se associarem.
Uma torcedora, de nome Alev Aydin, era uma destas que já antes do lançamento, procurava o Clube para se associar. Ela hoje se orgulha de ser a primeira sócia Coxa na Turquia:
“Eu fico muito feliz em ser a primeira sócia do Coritiba, a acessar o site com plano Alex Fans Classic. Eu sou uma ‘Coxa-Doida’ agora oficialmente"
É disso que precisamos! E não estou falando de sócios turcos, estou falando dessa mentalidade turca. Desse modo de torcer incondicional, irrestrito e até um pouco inconseqüente!
Se os turcos estão aderindo simplesmente pelo Alex, o que podemos dizer de nós, que podemos ver não só Alex, mas todos os jogadores, nosso time do coração, desfilar seu futebol semanalmente dentro do estádio?
Se há torcedores no outro lado do mundo que conseguem torcer simplesmente por um ideal, por uma paixão... porque é que nós relutamos em colocar o nosso Coxa acima de nomes, de política, de pessoas?
É óbvio que todos queremos títulos, é óbvio que todos queremos ter um time forte e vencedor. Mas também é óbvio que meu coração é Coxa, e eu estarei com ele em qualquer lugar, sob qualquer circunstância, independente de resultados, de jogadores, de diretores ou presidentes!
Me orgulho do meu time, me orgulho de ser o maior vencedor deste estado, me orgulho de ser um Campeão Nacional. Me orgulho até das nossas más fases, que não só nos ajudaram a escrever nossa história, como deixaram escancarada nossa força, nossa reação, nossa gana de sermos quem somos. Me orgulho de termos conseguido superar as amarras dos contratos de TV com a força da nossa torcida, que hoje forma um dos maiores quadros associativos do país. Me orgulho de ter perdido dois títulos nacionais, porque apesar da derrota, mostraram a consistência de um trabalho que mantém o Coxa lutando no topo! Me orgulho de torcer pra um Clube que é a eterna referência para um craque como Alex, assim como me enche de orgulho saber que hoje damos um grande passo para a nosso crescimento... a internacionalização da marca Coritiba!
Alex uniu duas torcidas.... o Coritiba está unindo duas nações!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)