
Reflexões em Verde e Branco
Por partes:
De forma alguma tem-se como defender o clube numa situação de não pagamento de verbas contratadas com atletas. Porém, este panorama dissocia-se da atitude do atleta com relação a isso.
Não é porque a pessoa está certa que, necessariamente age certo. Uma coisa é ter razão, outra é abusar dela.
Deivid não é o único a ter problemas com direito de imagem no Coritiba... Aliás, é apenas um dos seis... E por que somente ele usou do expediente de se amotinar?
Simples, porque TODOS os outros atletas aceitaram a proposta do clube de integrar o valor dos direitos de imagem ao salário e receber parceladamente.
Quem é mesmo que usa direito de imagem para burlar descontos? O Clube?
Infelizmente, a imagem do Coxa sai arranhada por essa questão, porém, há um outro aspecto: Deivid fez um baita favor ao Coxa!
Seu contrato iria até 2015. Isto é, o Coritiba teria que manter um jogador caríssimo, pouco comprometido, que vive lesionado e, claramente, exerce influência negativa perante o grupo (basta ver que ficou sozinho no acerto com o clube e preferiu “fugir” para o Rio de Janeiro).
O jogo de ontem mostrou que não precisamos de estrelinhas, mas de jogadores comprometidos e com vontade de vestir as nossas cores.
Zé Love não jogava há um ano e três meses... Correu o jogo todo, mostrou-se extenuado no segundo tempo, mas jamais deixou de se movimentar e buscar o ataque. Foi premiado com um gol já na estréia e não se esqueceu de reverenciar a torcida, que com greve de ônibus e chuva forte estava lá apoiando!
O tento final veio num “sem pulo” de Julio César após assistência de Keirrison. O mesmo Julio César que vestiu a camisa de titular ano passado, exatamente na reta final onde mais precisávamos de comprometimento! Enquanto alguns perambulavam de calçados macios pelo CT, ele estava lá em São Paulo, chorando junto com a torcida o alívio de um bom final de ano.
O jogo infelizmente não foi bom, apesar de emocionante. A vitória de virada por 2 a 1 perante o Fantasma, em pleno Couto Pereira, mostra que Dado Cavalcanti precisa ajustar ainda muitas coisas, como por exemplo, as laterais e a cabeça de área.
Com as saídas de Junior Urso e Willian, o Coritiba precisa urgente trazer um primeiro volante. Nem Gil, nem Germano são dessa função.
Na lateral, Dado insiste em manter laterais que permaneçam num linha defensiva de quatro jogadores. Moacyr preso pouco apóia e Carlinhos recuado não reedita suas boas partidas.
No momento onde entrou Vítor Ferraz (muito mais agudo que Moacyr) e Carlinhos foi liberado par atacar, o Coxa cresceu e conseguiu reverter o placar adverso.
Desenhado o panorama está... Basta Dado analisar qual a melhor postura para o Coxa.
E enquanto tudo acontece, o Coxa fica cada vez mais líder!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)