
Reflexões em Verde e Branco
Infelizmente é assim. É fato. E nada irá mudar isso, principalmente na torcida do Coritiba: De uma forma geral (sim, estou generalizando) não torcemos pelo Coritiba, não, torcemos pelos resultados que o Coritiba alcança.
Eu me vejo fora dessa curva, assim como outros tantos... Mas na mesma proporção haverá muitos que se “descabelarão” lendo estas linhas, armar-se-ão com seus mouses e teclados implacáveis e “farão justiça” na internet contra este humilde colunista que “não sabe o que fala”.
Mas falo o que vejo, o que sinto... E nada (nem ninguém) vai mudar isso. Sente-se ultrajado? Talvez a carapuça tenha lhe servido. Ignore... Ou procure um dos tantos outros escribas desta democrática web.
Enfim... A questão é que a nossa torcida, na sua maioria, é uma torcida de resultado. Que não ama o seu time, mas o “momento” que ele ocupa. Por isso tantos sócios e tantas idolatrias nos momentos bons (como nas finais da Copa do Brasil, ou na histórica sequência Estadual), assim como tamanha debandada quando o clube mais precisa.
“Enquanto ‘fulano’ estiver no time, eu não vou mais ao estádio!”... “Eu vou cancelar meu sócio, todo ano brigando pra não cair!”... “Eu não quero mais estadual, estadual não vale nada!”...
Pois eu acho que vocês estão certos! Sigam seus instintos e façam o que acham melhor.
Eu, infelizmente, não sou assim (e muitos, muitos, muitos outros também não). Eu faço parte de um outro grupo. Um grupo que vai continuar sendo sócio, vai continuar vibrando por estaduais (até por jogo de truco, se o nome do Coritiba estiver ali) e vai continuar torcendo para o maior "perna de pau" acertar um chute (se ele estiver vestindo o nosso Manto)... Porque eu (e muitos, muitos, muitos outros também) torço para o Coritiba Foot Ball Club, e não simplesmente por seus resultados e sua posição na tabela!
Hoje uma matéria da Gazeta do Povo estampa que Vilson Ribeiro de Andrade está arrasado com o momento.
Sabem qual o resultado disso?
O de sempre! Justiceiros cibernéticos já lotaram as redes sociais com xingamentos ao Presidente: “Tá arrasado, vai embora incompetente!” (isso, pra citar o mais leve).
Sério... Você acha que isso ajuda de alguma forma? Você acha que está contribuindo para com seu time de coração?
Tá... Já sei... Os resultados que você tanto ama, estão aquém do que você espera, e “alguém tem que pagar”! isso?
Pois já parou para pensar que, por trás da figura do Presidente, do Diretor, do Técnico e do Jogador, existe uma pessoa? Sim! Uma pessoa! Igual você assim, com família, amigos, com orgulho próprio, medos e sonhos.
Sério mesmo. Estou te dizendo... É uma pessoa! Acredite!
Você acha que esta pessoa não está desempenhando bem sua função? Ótimo, você tem todo o direito disso.
No caso do Presidente, é bem fácil até. Basta votar em outra pessoa no final do ano. Quem escolhe a figura ideal para estar lá, é você! Veja que bacana!
Mas não precisa, para isso, mostrar para todo o mundo, através da rede mundial de computadores, o quanto você é truculento, despreparado, egocêntrico, mal educado e, na maioria das vezes, semi analfabeto.
Aliás, já te contei que estes que você agride pela internet são pessoas, né? Pois você sabia que eles também usam internet?
Pois é...
E você acha que xingando a mãe do “cara”, ele vai jogar mais bola... Ameaçando a integridade física do Presidente ele vai acertar numa tomada de decisão... Isso?
Será que você não percebe que tudo faz parte de um mesmo contexto? Será que você não percebe que está inserido nesse “sistema”? Será que você não percebe que suas atitudes refletem diretamente no Clube que você diz torcer? Será que você não percebe que uma ação destrutiva sua faz tanto mal ao Coxa quanto o passe errado do Baraka no último jogo?
Aí vai lá você, no final do ano, gritar “Eeeeeu, sou Coxa Braaaanca, com muito orguuulho, com muito amoooooooooooor!”, fazendo ações mirabolantes, chamando a imprensa, para mostrar o quanto é Coxa e o quanto é indignado com tudo de errado...
Mas esquece que além de não ter feito nada pra ajudar antes, ainda contribuiu negativamente, com todas as suas forças, durante o ano!
Independentemente do desfecho de 2014, Vilson Ribeiro de Andrade deixará o Coritiba maculado por esse momento. O que é absolutamente normal, afinal, o próprio Evangelino da Costa Neves saiu agredido fisicamente por “torcedores”.
Um Record Mundial de Vitórias será esquecido, assim como um Tetra Campeonato Paranaense após 40 anos. Ninguém lembrará da heróica subida à Série A jogando em Joinville, nem da concretização do sonho de fechamento da Mauá. Obras invisíveis então, como a recuperação da estrutura de concreto do nosso “velho” Couto, a iluminação e a implementação do CT, sequer serão citadas... Permanecerá só a alcunha de “Pior Presidente da História”, imposta por uma carta apócrifa, redigida por covardes que, assim como os "justiceiros da internet", sequer têm coragem de mostrar a cara.
Colocar toda a culpa de uma situação global, numa única figura, é algo tão imbecil quanto prejudicar seu próprio Clube achando que está ajudando de alguma forma.
Mas é o ônus do cargo.
Tenho certeza que do Massagista ao mais alto nível diretivo, todos têm a consciência de que, no futebol, as coisas assim são. E o são por conta deles, dos Torcedores de Resultado, que lixam-se para o clube, desde que ele esteja vencendo!
“Contratem o Messi! Um clube vive de títulos conquistados, não de certidões negativas!”
E o mesmo que diz isso, é o primeiro que atira a “pedra da justiça” porque "é inadmissível um Presidente atrasar salários de jogadores"!
Eu torço para o Coritiba... E você?
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)