
Reflexões em Verde e Branco
Sério... tem tanta coisa pra falar do jogo de ontem, onde o Coxa venceu o Toledo fora de casa por 3 a 1... mas fica difícil quando um (grave) assunto puxa o foco.
Jogamos sem Alex e Devid (poupados), fizemos um mal primeiro tempo, mas melhoramos no segundo e passamos pelo TCW em ritmo de treino. Dado tem que rever algumas coisas, como por exemplo, insistir em jogar com apenas um atacante... Mas tem-se que dar tempo, é apenas a terceira partida desse time e a evolução é clara.
A grande questão não é essa da evolução do time, ou da adaptação dos jogadores ao esquema do técnico. Não!
O problema é esse absurdo de termos a média de um jogador com lesão muscular por rodada!!!!
Leiam novamente meu segundo parágrafo: “...passamos pelo TCW em ritmo de treino.”! Ritmo de treino! Um time de qualidade muito superior ao adversário, jogando leve, vencendo o jogo, e mesmo assim tendo jogador com lesão muscular! Como é possível?
Os meninos, no início do ano, tiveram a “desculpa” de que não se prepararam, iniciaram o Paranaense sem folga e sem aquecimento, ocasionando lesões “normais” a este panorama.
Mas e o time que treinou em Foz por mais de um mês, com cargas específicas e individualizadas de trabalho, visando a ideal preparação para o ano?
Três jogos, três jogadores no Departamento Médico: Roni, Geraldo e agora, por último, Leandro Almeida! Todos musculares! Não é trauma, não é pancada, não é fruto do esporte de contato... É muscular!
Todos apontaram ano passado as lesões como “O Grande Problema” do Coxa, problema este que já se estendia de outras temporadas.
Chega a ser surreal ver tudo acontecendo novamente, e com uma precocidade alarmante, já no começo do ano, onde sequer os jogos são tão difíceis ou o calendário se mostra espremido!
Hoje estou só expondo minha indignação e meu espanto... Não tenho formação na área e não sou irresponsável de sair apontando nomes sem o devido conhecimento. Mas já estou em contato com um amigo que é profissional na área de preparação de atletas e espero trazer o mais brevemente possível (talvez até amanhã) uma coluna com fundamentos, conhecimento de causa e base técnica para analisarmos a questão de forma séria!
Desculpem o mau jeito, mas já encheu o saco!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)