
Reflexões em Verde e Branco
Esse título... esse Tetra Campeonato... essa conquista que não se vê por aí, e que não se via por aqui há mais de 3 décadas, veio para encher de alegria e satisfação todos aqueles que acreditaram, apoiaram, torceram e vibraram junto com esse time do Coritiba!
Mas pela democracia do futebol, que não escolhe seu alcance, também veio para o regozijo de todos aqueles que passaram o campeonato todo criticando, desdenhando, duvidando, e até questionando a qualidade desse elenco que ontem escreveu a história.
O futebol pode ser democrático... mas eu não necessariamente!!
Por isso faço questão aqui de parabenizar a todos aqueles guerreiros, que junto comigo e junto com o time, não afinaram! Não baixaram a cabeça e não desistiram de acreditar no triunfo dessa equipe! Todos aqueles que, assim como eu, cumpriram seu papel de TORCEDOR!
Porque apontar o dedo e achar defeitos, para na derrota ser o primeiro a bradar um desprezível “eu avisei”, é fácil! É cômodo!
Difícil é passar por cima das dificuldades, desprezar os cenários adversos, para mesmo assim acreditar... e junto com o time jogar, apoiando até o final... TORCENDO!
Eu acreditei... eu torci... e eu venci! Eu sou Tetra Campeão!
Daqui a pouco começa o Brasileiro, estamos na Copa do Brasil, e eu torcerei da mesma forma. Acreditarei até meu último dia de torcedor que poderemos chegar e vencer. E mesmo que tudo dê errado, e que aqueles que se dizem torcedores saiam de suas trincheiras com o dedo em riste, apontando-me e dizendo “eu avisei”... manterei-me de cabeça erguida, porque acima de tudo, eu acreditei... eu cumpri meu papel de torcedor... EU TORCI!
E como todo torcedor que acredita, ele mereceu esta conquista!
Veio pra cá por acreditar... por querer... e por ter em sua alma o desejo de levantar uma taça com a camisa do Coritiba! Aquela mesma taça que, em seus sonhos de menino, jamais conseguiu alcançar.
Ele um dia foi embora... mas prometeu voltar, prometeu buscar aquela taça!
E hoje, mais do que uma promessa, Alex tem seu sonho realizado. E enquanto os incompetentes desdenham, o Coxa segue escrevendo sua gloriosa história!
E pra que sejamos justos, não poderia deixar de falar dele: Adriano Milczvski
Ano passado, após uma foto sua nas cadeiras da Baixada ter sido divulgada na Internet, muito se especulou acerca da sua honestidade e imparcialidade para apitar um atletiba.
Porém, na final de 2012, Andriano Milczvxki já tinha feito uma excelente arbitragem, vindo a confirmar sua competência no jogo de ontem, apitando com maestria, sempre próximo dos lances, deixando o jogo correr e sabendo controlar a parte disciplinar nos momentos certos.
Se é ou não atleticano, se estava na Baixada como torcedor ou como mero expectador, hoje pouco importa. Suas atuações o fizeram superar as desconfianças e entrar definitivamente no seletíssimo rol de (poucos) bons árbitros paranaenses.
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)