
Reflexões em Verde e Branco
Hoje o Coritiba joga na Paraíba, contra o Sousa, pela partida de ida, da primeira fase da Copa do Brasil.
Se vai ganhar, se vai perder... se vai despachar já o time do Nordeste, se vai depender de uma segunda partida... tudo isso é irrelevante! E explico:
Há uma semana ou duas (se não estou enganado), mais uma pesquisa esdrúxula sobre torcidas, colocou o Coritiba, dentro da Região Sul, atrás da torcida do Avaí. Não estou lembrado da posição correta do Coxa no “ranking” dessa “pesquisa” (até porque não dei a menor bola para algo que se diz “pesquisa” e traz resultados estapafúrdios como esse), mas, com todo o respeito que o pessoal de Florianópolis merece, jamais a torcida do Avaí estaria à frente do Coxa em número de torcedores!
Mas por que estou dizendo isso?
E a Copa do Brasil?
Pois bem... o NOSSO COXA, preparando-se para enfrentar o Sousa, treinou em Juazeiro, terra do Icasa e do Padre Cícero... e levou mais de 500 torcedores para assistir o coletivo!!!
E não pensem que eram desocupados, ou pessoas que estiveram lá por conveniência. O treino foi fechado, e para entrar era necessária a doação de alimentos! Portanto, quem lá esteve, esteve porque quis estar lá, “pagou” pra estar lá, e fez questão de estar lá, vendo o Coxa, o Grande Coritiba, MESMO SEM ALEX!
E antes que se diga que isso é fato recente, esporádico, talvez pelas atuais boas campanhas como finalista da Copa do Brasil, há que se lembrar que o NOSSO COXA já foi homenageado pela cidade de Itabaiana, em Sergipe, com a criação do CORITIBA DE ITABAIANA, nos idos da década de 70!
Esses são fatos concretos, relevantes e pontuais, que evidentemente mostram, a QUEM QUISER VER, a abrangência da imagem do Coritiba no território nacional.
Ontem, saiu uma pesquisa com conclusões controversas... hoje o Coxa joga com o Sousa... mas amanhã (e sempre) o Coritiba continuará a estampar seu nome pelo Brasil, como o maior time do Estado do Paraná, como o Grande Clube que é!
Essas 500 pessoas que “pagaram” para assistir o treino do Coxa lá em Juazeiro do Norte, no longínquo (para nós) Nordeste brasileiro, mostraram para todos que não bastam números, não bastam “pesquisas”... torcida se mede dentro do estádio, seja em que estádio for, SEJA ONDE FOR!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)