
Reflexões em Verde e Branco
Na semana que se passou, tudo o que se ouvia era que o Coritiba tinha perdido 4 pontos nos dois empates fora de casa, um contra o fraco Bahia e outro contra o fraco Goiás.
Tais afirmações, além de configurarem um certo desrespeito à camisa Campeã Brasileira do Bahia e ao campeoníssimo Goiano em seus domínios, configuraram-se também um grande demérito aos dois bons resultados conquistados pelo Coxa fora de casa, após estes mesmo dois times vencerem, longe de seus domínios, os poderosíssimos Internacional de Porto Alegre e São Paulo respectivamente.
O esporte não pode viver de simples comparações, além de eu ser um dos que achava que, pelo futebol demonstrado, o Coritiba poderia sair sim com duas belas vitórias na mini excursão... mas isso não pode servir de base para menosprezar os pontos conquistados fora do Couto Pereira.
No entanto, tais comparações servem também para reforçar algo muito importante, e que muitos ainda não perceberam: O Campeonato Brasileiro 2013, ao contrário dos prognósticos precipitados, está muito nivelado, seja na parte de cima, seja na parte de baixo da tabela.
Os ditos “grandes”, não conseguiram encaixar, apesar dos elencos milionários, dando espaço para os menos abastados encostarem, com times menos “estrelados”, mas com mais conjunto e, principalmente, vontade.
Fica claro que, da forma como as coisas estão caminhando, este ano o diferencial do Campeonato será aquele time que ACREDITAR no seu potencial, que confiar que pode chegar. Havendo um nivelamento de forças dentro de campo, há que se sobressair através da raça, do empenho e do apoio vindo das arquibancadas!
Hoje, vencendo o Fluminense, podemos atingir a liderança ISOLADA do Campeonato!
Não só isso, vencendo o próximo jogo em casa contra o Náutico, podemos atingir a marca 11 pontos e “dormir tranqüilos” durante a parada da Copa das Confederações, como líderes do Brasileirão 2013.
Apenas a título de comparação, no Campeonato do ano passado, o Coritiba fechou o primeiro turno com 19 pontos. Se tudo der certo (e façamos com que dê), chegaremos em 5 rodadas a 11 pontos, e teremos feito um dos melhores inícios de competição de toda a nossa história!
E sabe o que de mais importante pode advir disto? A crença no nosso potencial!!! Aquele diferencial que citei ali em cima... aquele “algo a mais” que pode colocar o Coritiba um passo acima dos outros que se manterão “nivelados”.
Futebol é momento.... e esse é o nosso!
1985-2013... eu acredito!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)