
Reflexões em Verde e Branco
É comum se ouvir debates acerca dos Campeonato Estaduais, muitas vezes com posições formadas contundentemente contrárias a estes certames locais.
Traz-se à tona o viés financeiro, afirmam ser deficitário aos clubes, comparam com os grandes torneios nacionais... Mas poucos analisam seus prós, e que são muitos!
Geralmente, os primeiros a esquecerem-se dos prós que permeiam a Taça Regional, são aqueles que a despeitam, principalmente por não conseguir alcançá-la. Outros forçam equiparações de calendários com outros países, colocando na conta dos Estaduais o excesso de datas e a exaustão dos jogadores.
Eu prefiro ver de outra forma.
A questão do “excesso de datas” é algo muito relativo. As datas podem significar calendário ao clube, não necessariamente ao jogador. Por que exterminar o Campeonato Estadual, se é possível simplesmente subdividir o elenco e disputá-lo com jogadores diferentes daqueles que enfrentarão o nacional?
Deficitário? O que dizer de uma “pré temporada” que pode “aquecer” jogadores pra uma disputa nacional, trazendo de “brinde” bons jogos, campos adversos e uma “aura de competição” inexistente em treinamentos fechados?
Ao meu ver, o grande erro é um clube grande como o Coritiba querer ver no Paranaense uma fonte de lucro. O Paranaense deve ser visto como uma grande e eficaz preparação, além de trazer toda aquela alegria do “nosso” futebol, da disputa no “nosso quintal”.
Sem esquecer os inúmeros jogadores do interior que anseiam por esse momento de estar disputando entre os grandes (Coritiba, Paraná e Atlético), tendo uma exposição que só um Campeonato Local pode proporcionar.
Não adianta. Nosso folclore, nossas rivalidades, nossa identidade está aqui, no nosso Campeonato.
Seja com que time for, seja da forma que for... Nossa história está aqui!
Muitos podem até desdenhar, mas na hora que a bola rola, tudo o que vamos lembrar é que somos o maior do Estado e lutaremos para continuar sendo, PORQUE AQUI NA NOSSA CASA, É A GENTE QUEM MANDA!
Qualquer coisa além disso, é despeito!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)