
Reflexões em Verde e Branco
Qual a prioridade do Coritiba esse ano? Campeonato Brasileiro ou Copa Sulamericana?
Pois eu vos digo: A prioridade do Coritiba este ano é alcançar um título de relevância ou, “na pior das hipóteses”, garantir ao menos a disputa da Libertadores da América para 2014.
Portanto, seja via Campeonato Brasileiro, seja via Copa “Total” Sulamericana, o Coritiba segue o seu roteiro, de lutar até o fim na busca de seus objetivos.
Via Brasileirão, para se atingir a classificação à Libertadores, o Coxa precisa tão somente permanecer entre os quatro melhores, porém, o que se mostra mais viável? Ficar entre os quatro mais bem colocados numa disputa com Botafogo, Internacional, Grêmio, Corinthians e Cruzeiro, ou ser campeão do torneio internacional?
Talvez a dificuldade se equivalha.
O grande trunfo da Sulamericana é que, garantir a vaga na Libertadores, traz “de brinde” o grande título que buscamos (e precisamos)! No entanto, a faca de dois gumes se mostra no momento em que, caso haja uma perda, não há qualquer consolo para um eventual vice, diferentemente do brasileiro, que permite uma margem de tolerância caso o título se torne difícil de ser alcançado.
É uma análise bem complicada a ser feita pelos responsáveis pelo elenco Alviverde.
Na minha modesta opinião, não há que haver priorização de nenhuma competição. O Coritiba deve seguir forte em ambas, lutando em igualdade nos dois certames, e, pelo que se percebe das últimas informações, é exatamente isso que planeja a comissão técnica Coxa Branca.
Para o jogo de hoje (estréia na copa continental) contra o Vitória no Barradão, as mudanças na zaga (poupando alguns jogadores desse sistema) não implicam necessariamente na escalação de um time reserva (mesmo porque Ibérbia e Escudero já foram titulares), mas sim na possibilidade de recuperação de alguns atletas que somaram uma sobrecarga de jogos em sequência, justamente vislumbrando a manutenção do quadro de atletas COMPLETO para a disputa DAS DUAS competições.
Junior Urso Continua dando a segurança na cabeça de área e, em vista da contusão de Sérgio Manoel e da utilização de Gil na lateral, Marcos Paulo terá sua tão esperada chance de re estrear com a camisa do Verdão e provar que fora queimado injustamente naquela final da Copa do Brasil (por conta da escalação equivocada do técnico Marcelo Oliveira).
Robinho permanece como armador e o ataque será repetido com Arthur e Bill. Ótima oportunidade de sequência para esse dois jogadores, que podem aprimorar o entrosamento e o ritmo de jogo. Para completar, Podemos ainda ter a estréia do atacante Vítor Jr. no decorrer da partida.
Como se vê, o Coxa vai forte pra Salvador e tem tudo para voltar da Bahia com um bom resultado e trazer para o Couto a decisão de prosseguir na competição.
A luta segue, agora em duas frentes, mas com o mesmo objetivo de sempre: Fazer o Coritiba cada vez maior!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)