
Reflexões em Verde e Branco
Estava com medo... afinal, em quase todos os comentários que eu recebia nas minhas colunas (apesar da minha repulsa a esse tipo de torcedor), me avisavam que mesmo nos melhores resultados, o time “não tinha isso”, “não tinha aquilo”, e que quando chegasse o Brasileiro e pegasse o Atlético Mineiro, todos iriam ver a tragédia!!!!
E agora, o que me dizem??
E nem a “desculpa” de time reserva pode-se usar à favor do Galo, porque às exceções de Ronaldinho e Jô, era o mesmo Galo que encanta o Brasil e é elevado ao patamar de melhor time da atualidade!
Pois é... e como escrevi naquela outra vez, graças à democracia do futebol, aqueles mesmo que “avisavam” da tragédia que viria quando enfrentássemos o Galo e o Brasileiro de iniciasse, estão hoje comemorando junto comigo, junto com você, junto com nós que acreditamos, apoiamos e confiamos.
Não tem problema não... todos podem e devem comemorar:
- Aquele que “avisou” que o Coxa seria goleado pelo Galo;
- Aquele que dizia que o Junior Urso não era jogador pro Coritiba;
- Aquele que vaiava a entrada do Geraldo;
- Aquele que chamava o Marquinhos de estagiário, mas teve que aplaudir as substituições que resultaram no gol da virada;
- Aquele que pedia a saída do Ximenes pela contratação do Chico,mas viu uma zaga sólida e bem postada;
- Aquele que execrou o Arthur (mesmo ignorando a pouca idade do menino);
- Aquele que passou o jogo vaiando o Vanderlei e depois teve que aplaudir sua defesássa naquele que seria o segundo gol do Galo Mineiro...
...porque o Coxa ganhou na sua estréia, do time sensação do momento, e com propriedade, a despeito da desconfiança, da crítica cega e da falta de apoio de muitos, que têm como única função em todo o contexto apoiar e acreditar!
O jogo foi excelente!
Diferentemente da postura apática que víamos no Paranaense e na Copa do Brasil (corroborando com a desmotivação e fraqueza mental alertada pelo Alex), o time do Coxa entrou “ligado no jogo”, marcando a saída de bola adversária, bem postado na defesa, atacando com velocidade e boa triangulação.
O festival de chuveirinhos deu espaço a boas tramas pelo meio, com o time verde chegando diversas vezes com perigo dentro da área adversária!
A instabilidade defensiva e o pandemônio em bolas alçadas, foi substituída por uma excelente postura, que começava na marcação de Gil e Urso (principalmente o Urso) e terminava na parede formada por Leandro Almeida e Chico (sim.. Chico)!
Geraldo fez o que se esperava dele: “vestiu a camisa de Rafinha” e infernizou a zaga do Atlético Mineiro... pelos dois lados do campo, numa movimentação absurda!
Aquele Deivid que errava passes e transparecia um certo desinteresse, se mexeu, correu, armou e fez gol. Como se espera dele!
Óbvio que pontos fracos ainda foram vistos. Robinho instável e Vanderlei ainda falhando em bolas defensáveis (apesar da bela defesa num gol quase certo do Galo)... mas no geral, o que se viu foi o Coritiba que todos esperavam ver desde o começo do ano!
Pra coroar ainda teve a estréia aguardada (e adiada pela contusão) do Botinelli, que apesar da falta de ritmo, se movimentou bem e ainda teve chances de marcar.
Uma pena somente, termos que conviver com a distorção, má vontade e leviandade da nossa imprensa esportiva paranaense.
A Gazeta do Povo de hoje, por exemplo, traz em sua manchete: “Coxa volta a ser irregular e sofre para bater, em casa, os reservas do Galo”.
Valmir Gomes, no programa Balanço Esportivo da CNT (aquele mesmo que já foi tema aqui sobre as “acusações” do Edgar Felipe contra o Marquinhos Santos), disse que “não entende os elogios ao Junior Urso, pois só correu o jogo todo e mais nada”.
Alguns dizem que a nossa imprensa é incompetente... mas isso que vemos e ouvimos não é incompetência. É MAL CARATISMO! É leviandade, é MANIPULAÇÃO DE OPINIÃO.
Por que o Seo Edgar Felipe, crítico contumaz do Marquinhos Santos, não citou as substituições feitas pelo técnico que resultaram no gol da virada? Por que não falam da partidássa que fez o Geraldo? Por que fingem não ter visto que o Junior Urso foi um dos melhores em campo e fez sua melhor partida com a camisa alviverde? Por que insistem em dizer que o Galo veio com time reserva, se na verdade apenas não contou com Ronaldinho e Jô?
O problema é que, enquanto quinze mil testemunharam a belíssima partida do Coritiba “in loco”, outros MILHÕES pautam sua opinião pelo que a imprensa passa. Como o conceito rege, são formadores de opinião, e sabedores disso, usam de subterfúgios para distorcer o senso comum e incutir nos torcedores a sua intenção, obviamente, escusa!
Está na hora do clube tomar providências mais sérias em relação a isso. Afinal, implementar um plano de sócios e conseguir apoio da sua torcida fica complicado, quando as informações passadas são distorcidas e, intencionalmente, fazem o torcedor desmerecer sue próprio time.
Chegou a hora de pararmos de “lamentar” estes fatos, e começarmos a agir concretamente!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)