
Reflexões em Verde e Branco
Na coluna anterior eu levantei algumas questões que, por mais que não entendamos, nos salta aos olhos e geram dúvidas e questionamentos. Como no caso de jogadores que têm muito mais chances do que outros, ou ainda de “situações” que se perpetuam mesmo com mudanças de técnicos e diretores.
Novamente, trago o assunto à baila.
O que me deixa entristecido, é que, atualmente, estamos nos voltando muito mais para o “extra campo”, do que para as coisas da bola.
E não por conta do momento ruim do time na tabela, mas porque as atitudes vindas do Coxa nos trazem mais incertezas do que a tranquilidade que deveriam.
Muitos exigem transparência do Clube. Eu discordo em certo ponto. Acho muito mais necessário que a instituição saiba se preservar, do que manter-se escancarada... Sabemos muito bem que a exposição exacerbada por ser tanto salutar quanto (e principalmente) nociva!
Porém, o mínimo que se espera é coerência e a demonstração clara de que o Time está sendo conduzido no melhor caminho e sempre na busca de seu crescimento.
Pois bem...
Como disse a alguns amigos (hoje mesmo), não duvido das intenções do Presidente Vilson. Não mesmo! Um homem com seu currículo, capacidade administrativa e que se sujeitou a dar a cara, mesmo enfrentando um seríssimo problema de saúde, não pode ser menosprezado ou ter sua honra colocada em xeque.
Porém, apesar de não duvidar de suas intenções, sou obrigado a questionar suas atitudes.
Como bem disse meu amigo César Caldas, conselheiro do Verdão (em uma roda de conversa), o ponto nevrálgico das colocações “time de vagabundos”, “a culpa é do Atlético” e “torcedores imbecis”, não é simplesmente o fato da imprensa ter pego um trecho fora de contexto de um discurso muito maior, mas sim o fato de (mesmo fora de contexto) essas palavras terem saído da boca do Presidente.
Daí a explicar o real significado, a colocação já perpetuou-se e com o intuito que o “mancheteiro” bem quis.
Falta uma assessoria de imprensa atuante no Coritiba!
Mas não só isso: Falta ao Mandatário Mor um pouco mais de parcimônia e reflexão (sem nenhum trocadilho com o Blog). Talvez, isso tudo existisse quando o grupo que comandava era mais coeso.
Sem entrar no mérito de “culpados”, mas é fato que o isolamento lá em cima fez com que Vilson perdesse o fio da meada.
Hoje, as notícias dão conta que, enquanto Celso Roth lamenta as ausências por lesão, o Departamento Médico alviverde diz que não tem nenhum jogador lesionado. O Presidente critica a imprensa e o Superintendente de Futebol simplesmente não fala nada!
O objetivo é proteger o departamento médico, antes que esse vire alvo como o anterior???
O objetivo é “mostrar” (mesmo que nas entrelinhas) que os jogadores estão dissimulando lesões e são os culpados pelo momento???
O objetivo é confundir a imprensa, como represália pelo sensacionalismo em cima de frases pinçadas e fora de contexto???
O objetivo é “bagunçar o coreto” para desviar o foco da “questão Martinuccio”, que reverberou mais do que deveria???
Onde está Aquino, que subiu ao time principal mesmo sob protestos de muitos e em detrimento de bons nomes que nunca jogaram (como Fumaça e Bartola)???
Onde está Anderson Barros???
Quem é o porta voz do Ceccor???
Peço licença para citar um trecho do próprio texto, como ilustração:
“Muitos exigem transparência do Clube. Eu discordo em certo ponto. Acho muito mais necessário que a instituição saiba se preservar, do que manter-se escancarada... Sabemos muito bem que a exposição exacerbada por ser tanto salutar quanto (e principalmente) nociva!
Porém, o mínimo que se espera é coerência e a demonstração clara de que o Time está sendo conduzido no melhor caminho e sempre na busca de seu crescimento.”
Mais um pedacinho:
“...mas porque as atitudes vindas do Coxa nos trazem mais incertezas do que a tranquilidade que deveriam.”
É chato falar disso. É complicado tratar de assuntos que não sabemos (e não temos como saber).
Enquanto poderíamos estar motivando todos para o belíssimo (e importante) jogo que teremos fora de casa contra o atual vice líder, ficamos aqui espantando as pulgas que insistem em permanecer atrás da orelha.
Culpa nossa?
Não mesmo...
O dia dos pais está chegando, e o nosso Departamento Administrativo está mostrando um comportamento digno de filho de Mulher da Vida nesta data. Completamente perdido!
Seja qual forem as respostas dos questionamentos acima levantados, uma coisa eu não aceitarei jamais: "Petraglização" do nosso Coxa, NUNCA!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)