
Reflexões em Verde e Branco
Criticar a formação do elenco desse ano é simplista demais para essa questão. Sério... Porque o problema já se estende há pelo menos dois anos. Já é o terceiro técnico diferente, a enésima formação inicial... Já se foram bons momentos, maus momentos... E é sempre a mesma coisa: Tirando uma exceção ou outra, o Coritiba é uma caricatura fora do Couto Pereira!
Dizer que é “a força da torcida”, também é restringir demais a análise. Todos sabem que o impulso vindo das arquibancadas é um fator que ajuda, mas jamais DETERMINA o sucesso de um time dentro das quatro linhas.
Então, o que é que acontece com o Coxa?
Inacreditável o futebol apresentado contra líder e vice líder ter simplesmente desaparecido contra o fraco Vasco da Gama. As triangulações pelo lado do campo que tanto exaltei na vitória contra o Grêmio, inexistiram!
Se a acuidade nas contratações e a preparação física são itens a serem lembrados e aprimorados para a próxima temporada, o PIJAMA do time do Coxa é outra coisa que deve encabeçar a lista de análises e correções.
É inadmissível um clube da grandeza do Coritiba, ficar mais de dois anos sabendo que a vitória fora de casa é um ponto totalmente fora da curva!
Por fim, já ressaltei muito a boa fase do Chico, mas alertei que seu mau momento estava prejudicando o Coxa, pois falhas pontuais estavam determinando perdas de pontos importantes. A saída do zagueiro do time titular, coincidiu com a recuperação do setor, que deixou de apresentar aquelas falhas determinantes.
Uso a mesma análise para o Vanderlei.
Não se trata de queimar o jogador, até porque Vanderlei é um goleiro experiente e capaz de assimilar as contingências de seu momento. Mas é fato que há tempos Vanderlei tem falhado nas bolas chutadas de forma cruzada e nas saídas de gol (principalmente).
Assim como Chico, mostra técnica e capacidade, mas as falhas pontuais têm prejudicado e decretado a perda de pontos importantes.
Talvez seja o momento de uma mudança. Se Chico saiu, se Bill saiu, se Diogo saiu, o gol não credencia ninguém à uma hegemonia de titularidade... É uma posição como qualquer outra. O fato é que, o momento do Coxa, não permite mais “falhas pontuais” e EXIGE uma atitude.
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)