
Reflexões em Verde e Branco
Ao que parece, não há nenhum time “bicho papão” nessa Copa. Nem Holanda, nem Alemanha, nem Brasil, muito menos Espanha... Todos “Normaizinhos da Silva”.
Os que começaram avassaladores (como Alemanha e Holanda), “enroscaram” em seus adversários seguintes, mostrando que, apesar de uma ou outra partida jogada acima da média, os times estão nivelados, deixando a disputa completamente em aberto.
Brasil classificou-se em primeiro do grupo, mas empatado com o México (mais um nivelamento). Agora pega o Chile, que apesar de ter perdido para a Holanda, fez uma boa partida, sucumbindo tão somente aos rápidos contra ataques de Robben.
Vejo o selecionado nacional com grandes chances de passar por essas oitavas de final, porém, com uma ressalva: Felipão deve urgentemente deixar a teimosia de lado e se render às necessidades da equipe.
Ficou óbvio que o time carece de mais gente na criação.
Quando Paulinho saiu para dar lugar a Fernandinho, o Brasil encorpou na meia, preenchendo os espaços e, finalmente, criando com consistência. Foi uma verdadeira Blitz pra cima de Camarões, que se viu acuado.
Hulk é outro que não está mostrando absolutamente nada.
Nem entro no mérito de atacar esse ou aquele jogador, não faz parte do meu estilo. Mas quando falamos de seleção, entendemos como os melhores jogadores do país em cada uma das posições. É uma seleção.
Hulk, nem de longe é o “melhor segundo atacante” do país. Assim como Paulinho não seria unanimidade nem aqui no nosso Coritiba.
Isento Fred dessa análise. Fred tem qualidade como centro avante e é sim (na minha opinião), um dos melhores do Brasil nessa posição tão carente nos dias de hoje (da mesma forma que Jô é um suplente que merece estar ali).
O problema é que a bola está chegando “quadrada” lá na frente (quando chega).
Tenho certeza que corrigindo a meia, Fred terá muito mais chance para mostrar o que sabe e fazer o que se espera dele: Gols.
Vamos para as oitavas... Com reais chances de classificação e com reais chances de título, por que não? Todos estão num mesmo nível. Basta corrigirmos nossas falhas, Felipão deixar a teimosia de lado e continuarmos na nossa toada.
Temos qualidade individual, temos excelentes jogadores e jogamos em casa. Se perdemos essa Copa, o (de)mérito será exclusivamente nosso!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)