
Reflexões em Verde e Branco
E terminaram a especulações, o atacante Zé Eduardo (o Zé Love) foi oficialmente apresentado no dia de ontem.
Como é comum na torcida Coxa Branca, as esperanças no novo jogador se mesclaram com a desconfiança. Aliás, para parte da torcida alviverde, até a contratação de Neymar viria permeada em descrédito e críticas.
Mas enfim, Zé Love está aí e, sobre ele, o que posso dizer (e o que qualquer um pode dizer sem adentrar em “achismos”) é que, pelo que jogou no Brasil (principalmente no Santos), trata-se de uma excelente contratação do Coxa.
Sua passagem pela Itália não foi boa, e, por conta disso, muitos duvidam hoje de sua capacidade. Porém, sua má jornada no Velho Continente pouco tem a ver com seu futebol, mas sim com um sério problema de lesão ainda em fase de adaptação.
De acordo com matéria veiculada no site Santástico (www.santastico.net) em maio de 2013, uma “má avaliação” prejudicou já de início o atleta no Genoa:
Segundo o jogador, houve um erro por parte do departamento médico do Genoa na avaliação de sua lesão. Ele foi incluído na pré-temporada da equipe mesmo após a sequência desgastante de partidas pelo Santos em 2011.
Zé alegava dores, mas recebeu resposta de que se tratava de um problema psicológico e a ordem para seguir treinando. Durante a pré-temporada, teve uma fratura por estresse na tíbia. Resultado: ficou mais de cinco meses parado e só estreou em dezembro.
“Não tinha tradutor, eu fui treinando com dor, mais ou menos uns 15 dias. Não podia treinar, tinha de descansar um mês, mas no primeiro amistoso da temporada entrei no jogo. Estava bem e com cinco minutos não aguentava mais nem colocar o pé no chão. Fui a uma clínica fora do Genoa e o médico do Inter de Milão viu que tinha uma fratura por estresse na tíbia. Era uma lesão que, com três meses de descanso, eu voltava. No primeiro mês, "fechou" e eu voltei a treinar, mas depois de 15 dias "abriu" de novo e aí fiquei mais de cinco meses e meio parado, para "fechar" direito a fratura.”
Fonte: http://www.santastico.net/ler/ze-love-revela-dificuldade-na-italia-e-avisa-neymar-nao-arreda-o-pe-dai
Após a série de (acertadas) dispensas e algumas pontuais e importantes renovações, começam a aparecer os reforços para a atual temporada.
Zé Eduardo (ou Zé Love) chega para ajudar Deivid e Julio César a apagar a imagem de ineficiência do ataque alviverde. São 3 jogadores para duas posições, o que garante paz na hora que necessitarmos de suplência (outro martírio do ano que se passou).
Pelo que jogou quando ainda estava no Brasil e pelos problemas que teve na Itália, Zé Eduardo tem tudo para agarrar essa oportunidade de recomeço no Coxa e reeditar seu futebol.
No final, uma simbiose que pode ser tão útil ao jogador quanto ao Coritiba. Boa sorte, Zé Love!
Um abraço!!
Luiz Berehulka
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)