
Visão Feminina
Depois do dia 6 de Dezembro, impus para mim o silêncio total no que diz respeito a futebol. O meu problema é que não sei torcer: sofro demais com situações que desonram meu Glorioso Verdão. Por algum tempo me desliguei do mundo da bola; não assistia TV, não lia jornal, não acessava sites...
Quando voltei a me interar sobre esse assunto, o Campeonato Paranaense já havia começado, e com ele o tal do "Supermando" do qual sempre fui contra. Tinha cá comigo a certeza que ano passado, quando o mesmo foi definido, a Justiça Desportiva iria derrubar tal excrecência, porém me enganei (às vezes achamos que todos pensam igual à gente, né?).
Mas por que sou contra o Supermando? Porque ele elitiza ainda mais o futebol paranaense e pune severamente os times no interior. Morei muitos anos na região Sul do Paraná e acompanhei um pouco da batalha desses times pra conseguir disputar o referido campeonato. São escassas as verbas, não há estrutura, ou seja, falta quase tudo (só sobra boa vontade). E com o tal do "Supermando", esses times dificilmente conquistarão uma primeira ou segunda colocação no Campeonato Paranaense. E além de enfrentarem todas as dificuldades já citadas, estes ainda deixam de ter renda, apoio da torcida e amargam altas despesas com transporte, hospedagem, refeições e outras coisas, para se deslocar aos maiores centros do Estado ou o que é mais comum, à Capital Paranaense.
Com estas observações, a minha opinião é de que esse modelo de campeonato tem que ser repensado com bastante calma. Se olharmos o histórico dos últimos anos, onde tivemos, com exceção do ACP - Atlético Clube Paranavaí, que por sinal fez uma belíssima campanha e sagrou-se Campeão em 2007 e também do Iraty (em 2002), há uma total hegemonia dos times da Capital. E aí abro uma ressalva, pois o Iraty foi campeão sem disputar com Coritiba, A. Paranaense e Paraná Clube.
É lógico que, como Coxa-Branca de coração, acho sempre muito bom ver o Coxa liderando, disputando títulos, porém é importante um Campeonato Paranaense, ao contrário do assistimos hoje, que está mais para Campeonato Curitibano.
Finalmente, o que interessa nesse momento é ver o Coxa brilhar novamente, de forma muito justa, independente do Supermando, pois tenho certeza que mesmo sem ele, seríamos campeões. Jogamos o Campeonato com regularidade, nosso elenco era o melhor, com certeza e fizemos por merecer.
Parabéns à grande massa Alviverde que mais uma vez deu show e fez do Clássico uma festa espetacular. Parabéns também, é claro, à organização do Green Hell.
Parabéns aos jogadores, que ontem, mais do que nunca, jogaram com raça e amor à camisa. Se tivesse sido assim em 2009, ainda estaríamos na Primeira Divisão.
À Diretoria, a minha mensagem: não fizeram mais do que a obrigação. Uma de muitas obrigações! Têm muito ainda por fazer, pra compensar a tristeza da queda. E já que resolvi cobrar, a quantas anda o Projeto do novo Estádio? Será que a queda afetou a minha mente ou havia mesmo a promessa de notícias "no início de 2010"? Não, não, acho que sonhei!
Ah! E pra encerrar: “Ó Glorioso, como é bom te ver Campeão de novo!”
Em tempo: dizem que "o peixe morre pela boca". Ofereço essa frase para um Sr. de nome Doático, que disse domingo passado em um programa esportivo, que seria uma grande semana para o A. Paranaense, pois na Quarta-Feira ia se garantir na próxima fase da Copa do Brasil e no Domingo seria Campeão Paranaense (aliás, não entendi muito bem a matemática desse senhor, pois “matematicamente falando”, somente o Coritiba podia sair campeão com uma rodada de antecedência).
Como diz a "musa da torcida" deles: tsc, não tenho muito a comentar...
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)